No município, 65% das pessoas vacinadas já receberam também a 2ª dose; No final de semana foram aplicadas mais 3 mil doses da vacina

A Secretaria de Governança da Saúde divulgou novo balanço da Campanha de Vacinação contra Covi-19 em Coronel Fabriciano. No município, 29.353 mil doses foram aplicadas entre idosos e profissionais da saúde. Com isso, o município já imunizou 17.869 pessoas, sendo que 65% deste público (11.484 pessoas) já receberam a 2ª dose, dentro do prazo correto, o que é fundamental para garantir a proteção completa pelo imunizante.

Segundo o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, em Fabriciano “a vacinação tem ocorrido com total transparência e, sobretudo, planejamento, com data e hora agendada previamente, sem aglomeração, e com a segurança de que todos os vacinados com a 1ª dose receberão também a 2ª dose. Ou seja, Fabriciano está realizando a vacinação com qualidade e eficiência”, destaca.

No último sábado, 15, aconteceu mais um Dia D de Vacinação contra Covid-19. Foram aplicadas mais de 3 mil doses em pessoas com 60 anos ou mais. “Com isso, conseguimos finalizar a vacinação dos nossos idosos cadastrados, que já saíram do posto com a data agendada para 2ª dose”, frisa. “Quem porventura estiver nesta faixa etária, e ainda não foi agendado, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima com documento pessoal, cartão do SUS e comprovante de residência”, orienta o gestor da pasta. 

É importante ressaltar que a 2ª dose precisa ser aplicada obrigatoriamente até 28 dias (Coronavac), e até 90 dias para a Astrazeneca.

Em Fabriciano, a vacinação é realizada nas 14 Unidades Básicas de Saúde. Ao receber a 1° dose, o paciente já recebe o agendamento da 2° dose (com data, horário e local). Os agendamentos são realizados pelos agentes comunitários de saúde (ACS) da rede municipal.

NOVO PÚBLICO ALVO

Com a conclusão destes grupos prioritários, a Secretaria de Governança da Saúde vai iniciar a imunização de pacientes com comorbidades, com idade entre 18 e 59 anos. A previsão é iniciar a vacinação pelos pacientes oncológicos e renais crônicos (que realizam hemodiálise), e na sequência, avançar para pessoas portadoras de outras doenças: insuficiência cardíaca congestiva, diabéticos descompassados, problemas respiratórios crônicos.

Assim como os grupos já contemplados, a imunização acontecerá por agendamento dos pacientes já cadastrados www.fabriciano.mg.gov.br/covid e conforme o recebimento dos novos lotes das vacinas pelo município. 

próximo artigoTécnico Arteta lamenta saída confirmada de David Luiz do Arsenal
Artigo seguinteDisfunções na tireóide podem gerar problemas na pele, queda de cabelo e unhas fracas