APAE de Ipatinga encerra as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2020

A APAE de Ipatinga encerra hoje (28/08) as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2020 exibindo em suas redes sociais e outros veículos de comunicação uma retrospectiva dos acontecimentos comemorativos desta semana tão importante para a instituição e para todas as instituições que lutam pela inclusão das Pessoas com deficiências nos espaços da sociedade.

Durante toda semana foram postados pequenos vídeos contendo depoimentos dos Alunos e Usuários da APAE de Ipatinga e de seus familiares, onde estes mostraram um pouquinho de suas histórias de luta e superação.  Também foram apresentados vídeos demonstrando os avanços dos pacientes que, mesmo em atendimento remoto, ou seja, em Tele Atendimento por causa da pandemia, obtiveram grandes avanços em suas terapias, superando até mesmo as expectativas da equipe e demonstrando todo o seu protagonismo.

Neste ano, a semana da pessoa em situação de deficiência teve como tema “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, tema este que permitiu que as APAE’s fizessem uma reflexão sobre o papel da pessoa em situação de deficiência na sociedade e como ela pode alcançar seus objetivos.  E também sobre o papel da família com relação ao protagonismo da pessoa com deficiência. Pelos debates e depoimentos levantados pelas equipes da APAE de Ipatinga pode-se constatar que o Papel das Famílias e também das instituições é, antes de tudo, aceitar e compreender esse indivíduo e apoiá-lo no que for possível para que ele faça suas escolhas e altere seus planos, caso seja necessário. É fundamental, no entanto, não interferir de forma arbitrária em sua vida, para não cercear seu protagonismo e sua autonomia nas tomadas de decisões.

“Ser protagonista significa que sua fala, seu desejo deve ser destacado e priorizado no que se referem as suas escolhas cotidianas. Além disso, para ser incluído na sociedade, o sujeito em situação de deficiência, sua história e vivências, bem como a contribuição que ele pode trazer para a comunidade em que vive precisam ser aceitos. Para tanto, é necessário entender suas escolhas, vontades e vocações, além de reconhecer os apoios necessários para o alcance de seus objetivos”, explica a Diretora da APAE de Ipatinga, Eliete Silva.

A APAE de Ipatinga todos os anos comemora esta semana realizando suas principais atividades em locais públicos ou não de Ipatinga no intuito de fomentar a inclusão destas pessoas nestes ambientes. Neste ano, eles permaneceram com o mesmo objetivo e celebraram esta semana com o mesmo empenho e amor, reinventando e utilizando as redes sociais para fomentar a inclusão e mostrar o grande potencial dos alunos, pacientes e usuários a toda comunidade.

“Agradecemos a todos que conosco vivenciaram esta belíssima semana e seguimos firmes no nosso objetivo de lutar pela garantia e defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla”, conclui Eliete.