A aplicação de novas tecnologias, como o uso de Inteligência Artificial, no RH, contribui para agilizar a rotina e otimizar a produtividade dos profissionais da área, além de facilitar processos e melhorar resultados.

Muitas empresas já utilizam soluções digitais para processos como Recrutamento & Seleção e admissão de pessoas, por exemplo. Essa realidade impacta diretamente quem que está em busca de um novo trabalho e que, em vez de imprimir dezenas de folhas de currículo e distribuir pelas agências, passa os dias se aplicando em vagas nos sites especializados e aplicativos.

Pensando nisso, Guilherme Dias, cofundador e CMO da Gupy, empresa líder em soluções para RH no Brasil, lista cinco dicas para montar um bom currículo nas plataformas que utilizam IA para o recrutamento de pessoas. Confira!

Conte sua história

É necessário ter objetividade na hora de construir um bom currículo, mas, muitas vezes, as pessoas são sucintas demais e acabam não incluindo informações valiosas, que podem fazer diferença na etapa de recrutamento e seleção. É bom lembrar que o currículo é o primeiro contato que o recrutador tem com a história da pessoa candidata.

No campo de experiências, por exemplo, em vez de colocar “gerenciamento de projetos de marketing”, prefira contar sobre sua participação neste projeto: “gerenciamento de projeto de rede social que aumentou em 60% o volume de seguidores e impactou também no aumento de 10% da receita da empresa”.

A primeira coisa é contar, individualmente, qual foi o seu papel, depois contar o que foi feito e o resultado obtido. Também é importante considerar que o resultado nem sempre é quantitativo: em algumas experiências, pode ser um aumento na conexão entre as pessoas do time ou ganho de eficiência, mas mesmo os resultados mais subjetivos são relevantes!

Evite jargões

É bastante comum que algumas profissões tenham jargões, como o deadline, da comunicação, ou alguns termos próprios da empresa. Na Gupy, por exemplo, existe a área de Customer Hero. É uma expressão que não deve ser usada no currículo porque é muito provável que os recrutadores não assimilem o que quer dizer. Esse aspecto com certeza pode prejudicar bastante a aprovação de um currículo. O melhor caminho é descrever a função que, neste caso, é de suporte e atendimento ao cliente.

Não se concentre em palavras-chaves 

Se a plataforma usa Inteligência Artificial, ela não faz leitura de palavras-chaves. A IA da Gupy, por exemplo, foi desenvolvida para interpretar o contexto do currículo através da semântica das palavras e também identificar todas as características profissionais que tornam uma pessoa candidata apta para a vaga. Logo, tanto faz usar a palavra “liderança” ou “fui responsável por um grupo de cinco pessoas para entregar um projeto”, mas, vale retomar o primeiro tópico: o mais importante é contar uma boa história. 

Destaque experiências anteriores

Todas as experiências são importantes, não só a mais recente. Forneça detalhes relevantes e impactantes de forma bem escrita. Destaque responsabilidades, projetos que tenha participado, utilize números, indicadores e toda informação que puder ajudar o recrutador a compreender sua contribuição para as empresas nas quais já trabalhou.

Valorize suas conquistas

Se houver um campo destinado a conquistas, aproveite para mencionar todos os certificados, cursos e prêmios importantes que tenha adquirido ao longo da carreira, mesmo que seja algo informal. Essa bagagem demonstra comprometimento com o aprendizado contínuo e busca por excelência.

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