Cerca de 40 milhões de bicicletas estão espalhadas pelas ruas do Brasil, segundo dados da Bicycle-Guider. Apenas no ano passado, os brasileiros compraram 3,77 milhões de bikes, de acordo com a Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). E neste cenário, um serviço que tem crescido bastante nos últimos anos é o seguro de bicicletas.

“O mercado estima que cerca de 100 mil bicicletas já são seguradas”, destaca Jarbas Medeiros, presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

O serviço passou a ser muito procurado no país desde o início da pandemia de Covid-19, quando o uso de bicicletas aumentou nas cidades brasileiras.

“As seguradoras passaram a oferecer há mais de 5 anos em razão da crescente procura pelos clientes, que se intensificou com a pandemia, momento em que as vendas de bicicletas cresceram bastante. Além disso, cada vez mais as pessoas têm utilizado a bike, seja para atividades esportivas, lazer ou mesmo locomoção”, afirma Medeiros.

Preços de seguros
O preço do seguro pode variar em função de muitas variáveis que serão consideradas pela seguradora, como o tipo de bicicleta, as horas em uso, local em que ela é guardada de dia e de noite e as coberturas contratadas. O modelo da bicicleta é um dos principais fatores, pois existem bikes à venda no Brasil por até R$ 150 mil, ou seja, o preço de um carro 0 km.

“Considerando uma bike com valor contratado de R$ 10 mil com cobertura contra acidentes e roubo, danos a terceiros e assistência, o valor do seguro gira em torno de R$ 800 por ano”, revela o representante da FenSeg.

Atualmente, as principais companhias que oferecem o seguro para bicicletas no Brasil são a Akad, a Berkley Seguros, a Porto Seguro e a Sura Brasil.

Ciclovias no Brasil
O Brasil tem mais de quatro mil km de ciclovias. De acordo com o ranking da Aliança Bike, Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, São Paulo está no topo. São quase 700 km de vias exclusivas para ciclistas.

O segundo lugar ficou para Brasília, com 475 km de ciclovias e em terceiro está o Rio de Janeiro com 450 km. Belo Horizonte tem 105 km de ciclovias.

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