Além de individualizar os medicamentos, a unitarizadora de doses, já em funcionamento no Hospital Municipal de Ipatinga, identifica as unidades com precisão e segurança.

A ciência e tecnologia sempre foram importantes aliados na eficácia de tratamentos na área de saúde. Com base nessa realidade, recentemente a Prefeitura de Ipatinga adquiriu uma providencial máquina Unitarizadora de Medicamentos, que já se encontra instalada e em funcionamento na farmácia do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM).

O novo equipamento está otimizando os serviços que, anteriormente à sua ativação, ocorrida na semana passada, eram desenvolvidos de forma manual por funcionários do Setor de Farmácia, o que demandava um tempo maior. Todos os profissionais que manuseiam o equipamento receberam treinamento específico para operar a nova máquina.

Procedimento de praxe, os medicamentos, que geralmente são adquiridos pelo município em grande quantidade, são cadastrados e acondicionados pela Farmácia, entretanto os medicamentos disponíveis no mercado não têm identificação em cada unidade. Por isso fica a cargo da Farmácia Hospitalar a divisão desses medicamentos em doses antes de serem distribuídos ao paciente. Cada unidade recebe a identificação devida, constando nome do remédio, data de validade, lote, fabricante, concentração e princípio ativo, para evitar os eventos adversos na administração do produto.   

Atualmente, a capacidade de produção da máquina unitarizadora é de  2.600 unidades por hora. Já em modo manual, o limite era de apenas 1.000 itens por dia. A ação dependia da mão de obra de três funcionários, que agora foram realocados para outros serviços, aperfeiçoando-se assim a qualidade no atendimento aos pacientes.

De acordo com a farmacêutica do HMEM, Luciana de Oliveira Souza, não há dúvida de que na maioria dos hospitais brasileiros existe uma necessidade imediata de modernização e automatização dos processos. No entanto, a maior parte das farmácias ainda opera com tecnologia muito simples e inadequada.

“A aquisição da máquina Unitarizadora permite aumentar a produtividade a um menor custo, a um menor risco, além da etiquetagem permitir adicionar um maior número de informações importantes para orientar a equipe de enfermagem na administração do medicamento e desta forma diminuir o risco assistencial”, explica a farmacêutica. 


A importância da unitarização

Unitarizar é o processo de preparar os medicamentos na forma pronta para ser utilizada pelo paciente.

Quando um paciente é internado e há a necessidade de medicá-lo, a prescrição do profissional médico é enviada ao Setor de Farmácia Hospitalar, e lá é feita a separação das doses. Para que haja o controle dos medicamentos, é efetuada a unitarização.

próximo artigoPelé recebe alta do hospital para passar o Natal com a família
Artigo seguinteHospital Márcio Cunha realiza primeira cirurgia de aneurisma de aorta endovascular com contraste de CO2 do Vale do Aço

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here