(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A abertura oficial dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 acontece na noite de hoje (24). Por meio deles, os olhos de todo o mundo estarão voltados para grandes expoentes de uma parcela considerável da população: as pessoas com deficiência.

Esses homens e mulheres representam, hoje, 15% da população mundial, cerca de 1,2 bilhão de pessoas. Por isso mesmo o Comitê Paralímpico Internacional (COI) lançou a campanha Nós, os Quinze, que tem como objetivo acabar com a discriminação e chamar a atenção para a inclusão desse público. A campanha do COI usará as paralimpíadas para aumentar a visibilidade da causa.

O objetivo da Nós, os Quinze é colocar pessoas com deficiência “no coração da agenda de inclusividade e diversidade quebrando barreiras sociais sistêmicas que limitam a realização do potencial de pessoas com deficiência.”

A campanha tem duração prevista de uma década e também aborda outras características que são alvo de discriminação, como gênero, etnia e orientação sexual. 

No vídeo da campanha, pessoas com diversos tipos de deficiência mostram “que, assim como qualquer um, realizam atividades arrumar a cama, pagar boletos, casar. E falam que não querem ser colocados num pedestal, e sim tratados como iguais.”

Entre as empresas que apoiam a campanha do COI, estão organizações como a Unesco, o Banco Mundial e a Comissão Europeia.   

fonte: Agência Brasil

próximo artigoEducar Mais reforça educação e promove lazer nas escolas da rede municipal de Coronel Fabriciano
Artigo seguintePolícia faz reconstituição do assassinato de Dayane em Ipatinga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here