A Secretaria de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) II, localizado no bairro Canaã, realizou na manhã desta terça-feira (13) uma ação para homenagear os 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento consistiu em um teatro de fantoches, onde os personagens centrais, duas crianças, explicavam a importância do ECA para crianças e adolescentes em geral, a partir da sua criação em 1990.

O espetáculo tratou de frisar a importância da instauração do ECA, demonstrando que só a partir dele direitos fundamentais como educação, lazer, dignidade, convivência, saúde e privacidade passaram a ser realmente respeitados.

“Com a criação do ECA, houve um avanço considerável nas políticas públicas com relação às nossas crianças e adolescentes. Estamos no ano de 2021 e é inadmissível que nos dias de hoje ainda falemos sobre violência contra este público. Podemos afirmar que Ipatinga é uma cidade que tem avançado neste sentido, mas muito trabalho ainda será feito durante a atual gestão para que possamos caminhar a passos largos na direção de um horizonte mais desejável”, destacou a secretária de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu.

O que é o ECA?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi instituído pela Lei n° 8.069/1990 e é considerado o marco legal regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil.

O Estatuto se divide em dois livros: o primeiro trata da proteção dos direitos fundamentais à pessoa em desenvolvimento e o segundo trata dos órgãos e procedimentos protetivos.

De acordo com o ECA, é considerada criança a pessoa com idade inferior a 12 anos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.

próximo artigoConfira o cenário da Covid no Vale do Aço
Artigo seguinteArte para Bebês abre programação híbrida da Ação Educativa no Reencontro no Jardim

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here