Para ampliar a participação popular e assegurar a transparência das ações do Poder Público Municipal, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Financeira e Orçamentária, realiza a Consulta Pública On-line: Orçamento Cidadão – Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2022/2025).

Até o dia 11 de junho, o cidadão pode votar nas prioridades em diversas áreas que serão avaliadas e executadas pela Prefeitura nos próximos quatro anos. Para participar, basta o cidadão acessar o site institucional www.fabriciano.mg.gov.br, preencher os dados pessoais e escolher a sua prioridade em cada uma das 18 áreas.

São elas: Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, Segurança, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura, Habitação, Empreendedorismo, Emprego e Renda, Turismo, Agricultura, Cultura, Gestão para Resultados, Participação Popular, Transparência, Inovação e Tecnologia. Ao final, há ainda um campo para que a pessoa acrescente alguma sugestão. Todos os moradores da cidade com mais de 16 anos podem votar.

O assessor de Orçamento, Gérico Mayrink, explica que as prioridades mais votadas em cada temática, serão analisadas e poderão ser inseridas no Projeto de Lei do Plano Plurianual de Ação Governamental para 2022/2025, que será enviado para a Câmara Municipal de Coronel Fabriciano. “A Consulta Pública é um instrumento eficaz e transparente de participação popular no orçamento da cidade e as prioridades serão executadas pela Prefeitura nos próximos quatro anos”, completa.

A consulta pública também atende a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e os pilares da Administração Pública: Planejamento, Transparência, Controle e Responsabilidade Fiscal.

PLANO PLURIANUAL

O Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2022/2025) é o principal instrumento de planejamento de médio prazo das ações do governo. Nele, estão as diretrizes, objetivos, gastos e metas para o desenvolvimento das ações do Município de Coronel Fabriciano a serem seguidos pelo governo ao longo de um período de 4 anos. Tem vigência do segundo ano de um mandato governamental até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

Em Coronel Fabriciano o diferencial é que o PPAG é construído levando em conta os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Plano Plurianual é sempre elaborado ao longo do primeiro ano de mandato, neste caso, em 2021, para começar a vigorar em 2022. Depois que o PPA é aprovado pelo Poder Legislativo do Município, o Poder Executivo elabora, a cada ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), onde são definidos os valores que serão gastos em cada ação.

fonte: PMCF

próximo artigoComerciantes têm boas expectativas de vendas na semana das mães
Artigo seguinteLar Divina Providência recebe Circuito Comunidade

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here