A Prefeitura de Ipatinga informou nesta terça-feira (24) que a Campanha de Vacinação contra o Sarampo para pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos foi prorrogada até o dia 4 de dezembro. Também serão estendidas para a mesma data a Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Poliomielite.  O público-alvo deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que atendem de segunda a sexta-feira, de 7h às 15h30, em seus trabalhos de imunização. 

Sarampo

De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a prorrogação se fez necessária em função de o Estado apresentar baixa cobertura vacinal. Até esta segunda-feira (23), apenas 36,6% da população-alvo havia sido imunizada.

No município, os números não são diferentes. Das quase 120 mil pessoas que precisavam ser vacinadas contra o sarampo, pouco mais de 43 mil foram imunizadas, o que representa 37%.

Poliomielite

Em Ipatinga, quanto à Campanha contra a Poliomielite, quase 69% do público-alvo recebeu a vacina. A meta de imunização, de acordo com o governo do Estado, é de 95%.

A prorrogação da campanha tem como objetivo atingir a meta de imunização do público-alvo e reduzir o risco de reintrodução do poliovírus. O alvo são crianças a partir de um ano até menores de cinco anos.

Desde a década de 1990, o Brasil é reconhecido como país com área livre da Pólio. A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças entre 12 meses e cinco anos de idade.

Multivacinação

A Campanha de Multivacinação oferece imunização contra diversas doenças. As vacinas devem ser aplicadas em pessoas com até 15 anos de idade.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão: BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.

Fonte:PMI

próximo artigoMárcio Cunha suspende cirurgias eletivas temporariamente
Artigo seguinteCom dose menor, vacina de Oxford pode imunizar até 20 mi no Brasil

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here