No momento em que as atenções estão voltadas ao combate ao Coronavírus (Covid-19), o município de Coronel Fabriciano demonstra preocupação também com outra doença, a dengue, e lança uma campanha para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor também da zika e da chicungunya. Levantamentos feitos de janeiro a abril apontaram os bairros com maior infestação na cidade e é por estes locais que o trabalho vai começar. Um pelotão de agentes munidos de sacos de lixo, luvas inicia nesta terça-feira, 07, um mutirão de limpeza, recolhendo tudo que pode servir de criatório para o mosquito.

“Até uma tampinha de garrafa virada pra cima pode armazenar água limpa da chuva e desenvolver centenas de larvas, que rapidamente viram insetos capazes de picar um grande número de pessoas. É contra isso que temos que lutar e não é difícil. Basta ter consciência e recolher esses objetos, pôr no lixo e pronto! Estamos protegidos”, afirma Vânia Tavares, Secretária Adjunta de Saúde, de Coronel Fabriciano.

Os agentes de endemias, que vão participar do mutirão, vão bater de porta em porta, seguindo o mapa da infestação. Onde o morador não estiver, será deixado um recado para que ele saiba que a área onde mora está em risco e para que faça ele mesmo a limpeza do terreno. Os materiais recolhidos e ensacados serão deixados nas calçadas para os recolhedores. A maior parte é material reciclável que pode se converter em renda para a população.

O objetivo da campanha é conscientizar a população de quê além do Coronavírus, temos que nos preocupar com a dengue que tem levado inúmeras pessoas à morte no Brasil. Neste ano, Coronel Fabriciano teve 361 notificações de dengue e 162 foram confirmadas. Já de Chicungunya, foram 146 notificações com 14 exames positivos. A zika teve 1 caso notificado e descartado.

CRONOGRAMA

A campanha de conscientização contra a Dengue terá inicio às 8h da manhã nos seguintes bairros conforme descrição abaixo. A equipe será acompanhada por carro de som, agente de endemias com o recolhimento dos materiais descartáveis e o fumacê. Veja o cronograma:

Dia 07/04: Córrego alto

Dia 08/04: São Geraldo e Santa Cruz

Dia 09/04: Silvio Pereira 1 e Surinan

Dia 13/04: Recanto Verde e São Domingos 1 e 2

Dia 14/04: Giovanini, Melo Viana e Alipinho

Dia 15/04: Caladinho de Cima e Pedreira

Dia 16/04: Morada do Vale, Serra Azul e Ap. do Norte

Dia 17/04: Amaro Lanari, Mangueiras e Ponte Nova

Dia 20/04: São Geraldo

Dia 21/04: Silvio Pereira 1

Dia 22/04: Giovanini e Melo Viana

Dia 23/04: Cal. de Cima e Pedreira

Dia 24/04: Amaro Lanari, Mangueiras e Ponte Nova

Dia 25/04: Santa Cruz e Silvio Pereira 2

Dia 28/04: Silvio Pereira 1 e Surinan


próximo artigoCoronavírus: Cartão de Todos doa 100 kits de testes rápidos para Ipatinga
Artigo seguinteConheça os benefícios oferecidos aos Microempreendedores Individuais em tempos de coronavírus

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here