O pagamento agora liberado - e direcionado aos grupos funcionais não contemplados em dezembro - beneficia 4.650 servidores (Foto: divulgação/ PMI)

Os servidores municipais de Ipatinga recebem, nesta quarta-feira (15), a parcela do 13º salário, que estava programada para o dia 21 de janeiro. A antecipação foi possível graças aos esforços de gestão para equilíbrio das finanças, mesmo diante de uma retenção de recursos constitucionais pelo Governo Estado acumulada em R$ 53 milhões. Como já havia sido anunciado anteriormente, a conclusão da quitação dos 50% restantes do benefício (já que os outros 50% foram quitados antecipadamente a toda a categoria, no mês de julho de 2019), numa segunda parcela, será feita até o dia 21 de fevereiro.  

No dia 20 de dezembro, o governo municipal já havia concluído o pagamento do 13º a todos os servidores da ativa e aposentados dos grupos funcionais de 1 a 5 (até o nível médio). O contingente representa um total de 3.600 servidores, incluindo ainda os Agentes de Controle de Endemias (ACE’s) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) – regidos pela CLT.

O pagamento agora liberado – e direcionado aos grupos funcionais não contemplados em dezembro – beneficia 4.650 servidores.

O Executivo municipal ainda aguarda decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sobre o pedido de liminar feito para usar recursos de outras fontes para fazer a quitação total da gratificação. O compromisso da Administração é que caso o Tribunal julgue procedente o recurso, o pagamento do valor remanescente será feito imediatamente. 

Entenda

Em função de dificuldades orçamentárias impostas por milionárias retenções de recursos pelo Estado, o governo municipal se viu obrigado a adotar um plano emergencial para pagamento do 13º salário ao funcionalismo público. O município amarga um rombo que já chega a mais de R$ 53 milhões em seu caixa, em razão da ausência de transferência de recursos de Fundeb, ICMS e IPVA.

próximo artigoEspetáculo “Alakazan” segue em exibição no Vale do Aço
Artigo seguinteProposta pretende transformar todos os assentos dos ônibus em preferenciais

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here