Encontro na Câmara de Vereadores representantes do Conselho de Saúde, da Superintendência Regional e da comunidade

Foi realizada na noite de quarta-feira (18) uma audiência pública para detalhar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Timóteo, cuja obra já está concluída e 100% registrada no Ministério da Saúde.

O encontro, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, contou com a presença do secretário de Saúde, Eduardo Morais, do procurador geral do Município, Humberto de Abreu, da subsecretária de gestão administrativa da Saúde, Renata Bernardes, da servidora efetiva e presidente da comissão especial de avaliação, Amanda Lacerda, do gerente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, Ernani Duque. Também participaram representantes do Conselho Municipal de Saúde e da comunidade. A audiência registrou a presença do presidente do Legislativo municipal Diogo Siqueira e do vereador Adriano Alvarenga, autor do requerimento convocando a audiência.

O secretário Eduardo Morais achou positivo o encontro por ter possibilitado o esclarecimento de todas as dúvidas acerca da UPA do bairro Primavera. Ele destacou a transparência de todos os procedimentos, com transmissão ao vivo pelas mídias sociais da Prefeitura e acompanhados também por uma comissão formada por servidores efetivos da Administração Municipal, técnicos da Secretaria de Saúde e da Procuradoria Geral do Município.

Gestão Compartilhada

Sobre a gestão da UPA, Eduardo explicou a diferença entre gestão compartilhada, modelo adotado na unidade em Timóteo, e a terceirização de serviços que, neste caso, seria a entrega do serviço a uma empresa sem nenhuma ação posterior  de fiscalização. “Esse não é o caso da UPA de Timóteo, na qual faremos todo o acompanhamento e fiscalização dos indicadores para garantir a qualidade assistencial ao usuário da saúde”, pontuou. A gestão compartilhada prevê a suspensão do contrato com a Organização Social da Saúde (OSS) sem qualquer ônus para o Município, caso a entidade não cumpra o que foi estabelecido em contrato.

Eduardo Morais esclareceu também que o edital teve 45 acessos, incluindo instituições e pessoas físicas da região. Para participar do chamamento público as OSS tiveram que apresentar certidões negativas.

A UPA de Timóteo do Tipo 2, nível 5, funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana, com 6 médicos, sendo 3 médicos (dois clínicos e um pediatra) no período diurno, e outros 3 médicos (também dois clínicos e um pediatra) no período noturno.

A unidade ocupa uma área de 1.380 metros quadrados no bairro Primavera com capacidade de atendimento para 200 pessoas/dia. Ela será um equipamento para atendimento microrregional da população de Timóteo, Antônio Dias, Jaguaraçu, Dionísio e Marliéria.

próximo artigoDupla usipense disputa Campeonato Mineiro de Vôlei de Praia
Artigo seguintePrefeitura de Ipatinga autua Copasa por crime ambiental no Vila Celeste

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here