A seleção vai disputar as Paraolimpíadas Escolares Brasileiras, em São Paulo, no período de 18 a 23 de novembro (Foto: divulgação/ PMT)

Os atletas Abner Mateus e Tiago Soares, da Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (APAE), foram recebidos na tarde de ontem (11) pelo prefeito Douglas Willkys em seu gabinete. Além do prefeito, também estavam presentes o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Vespa, o controlador Thiago Castro; e o subsecretário de Esportes, Cultura e Lazer, professor Cláudio Gualberto.

Abner e Tiago foram convocados para integrar a Seleção Mineira de Paradesporto. A seleção vai disputar as Paraolimpíadas Escolares Brasileiras, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no período de 18 a 23 de novembro de 2019. Durante o encontro, o prefeito desejou sucesso aos atletas timotenses nesse novo desafio. 

Abner Mateus tem 16 anos e é aluno regular da Escola Estadual Leôncio de Araújo e treina no projeto Timóteo Paraolímpico: formando campeões da APAE, nas modalidades atletismo, futsal e natação. Já Tiago Soares de 15 anos estuda na Escola Estadual Antônio Silva e participa do mesmo projeto, nas modalidades atletismo e natação.

Nossos campeões conquistaram suas vagas para a fase nacional das Paraolimpíadas Escolares ao se sagrarem campeões mineiros na fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG-2019, realizada em Uberlândia, entre os dias 29 de julho e 3 de agosto de 2019. 

Na oportunidade, Abner Mateus venceu a prova do salto em distância e foi vice-campeão no arremesso de peso, na sua categoria, enquanto Thiago Maia conquistou 3 medalhas de ouro: natação (100 metros livres); e no atletismo (1.000 metros e salto em distância). No mesmo evento, a equipe da APAE que representou a cidade de Timóteo no evento, retornou para casa com 16 medalhas, sendo 6 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze e se sagrou vice-campeã estadual, superada apenas pela delegação de Belo Horizonte. 

O coordenador do projeto, Prof. Bruno Moura, que também integra a seleção mineira de paradesporto acredita no bom desempenho dos atletas da APAE de Timóteo e destaca. “Trata-se de uma grande oportunidade com reais possibilidades de conquista do título nacional brasileiro, o que elevaria ainda mais o histórico de conquistas para o paradesporto desenvolvido na cidade de Timóteo, valorizando nossos profissionais e nossos paratletas, que se superam a cada novo desafio”, explicou.

APOIO 

O projeto tem o apoio da Prefeitura de Timóteo.


O projeto Timóteo Paraolímpico: formando campeões é financiando com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), por meio de chamamento público e, recentemente, o Município aprovou a continuidade do projeto para 2020, com recursos da Subsecretaria de Estado de Esportes, com aprovação da proposta no edital de chamamento para formalização de convênio com o Governo Estadual. A Prefeitura de Timóteo foi parceiro estratégico na realização das Olimpíadas Regionais das APAE´s, sediada em nossa cidade, em setembro de 2019.

próximo artigoMunicípio mineiro vai pagar indenização por morte de jovem
Artigo seguinteHospital de Fabriciano recebe recursos para compra de cadeiras para acompanhantes

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here