Regida pelo Maestro Mariano, a Orquestra de Viola Caipira resgata a música sertaneja de raiz

Antônio Dias e Periquito recebem o espetáculo, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, nos próximos sábados, 10 e 17 de agosto

“A viola é um dos elementos estruturantes da identidade mineira e uma das principais porta-vozes da nossa cultura interiorana”. A afirmação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) reforça a importância do projeto Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço, que resgata a cultura caipira e reúne o melhor da música sertaneja de raiz com o espetáculo “Viola da Minha Terra”. Realizado com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto circulará em cinco cidades da região a partir deste mês.

A primeira apresentação será no próximo sábado (10/08), às 20h, em Antônio Dias (Praça Ana Angélica, Centro). O show de Antônio Dias integra a programação do “Família na Praça”, ação da Prefeitura da cidade, que contará também com a presença do Projeto Palha do Indaiá com a venda de produtos artesanais.

Em seguida, o projeto leva o espetáculo à Periquito, no dia 17 de agosto (sábado), às 20h, como parte do Fest Country 12 anos da Apae Periquito, no Centro da cidade. Os municípios de Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso também vão receber o espetáculo “Viola minha Terra” em datas a serem agendadas.

Viola da Minha Terra

Regido pelo Maestro Mariano, o show “Viola da Minha Terra” reúne 25 músicos, que emocionam a plateia por sua beleza poética e musicalidade, numa reverência à cultura caipira e música sertaneja de raiz. A orquestra abrirá o show com um espetáculo didático para crianças, de aproximadamente 25 minutos, contando a história da viola.

Segundo o regente Maestro Mariano, o projeto que leva o espetáculo Viola da Minha Terra às cinco cidades divulga e valoriza a cultura popular. “Atuamos de forma decisiva na promoção da viola caipira como instrumento de manutenção do conhecimento tradicional e ferramenta potente para a produção e comunicação de saberes popular”, detalha Mariano, que realiza o projeto com o apoio da Associação de Amigos da Cultura (Assamic), Orquestra de viola e produção de Fino Trato Produção Cultural.

Orquestra

Criada em 2012 pelo Maestro Mariano, a Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço surgiu como uma iniciativa musical de preservação e divulgação da cultura popular, visando o resgate da Viola Caipira. Sediada no interior de Minas Gerais, o grupo apresenta um repertório eclético, executando toadas, cururus, guaranias, cateretês e outros ritmos de viola. Por meio de espetáculos musicais, se evidencia no cenário cultural mineiro como um grande articulador da cultura caipira ligada a viola e se consolida como a primeira Orquestra de Viola Caipira do Leste de Minas Gerais. 

SERVIÇOS

Espetáculo Viola da Minha Terra – Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço

10 de agosto (sábado), às 20h, Praça Ana Angélica, Centro – Antônio Dias 

17 de agosto (sábado), às 20h, Fest Country 12 anos Apae Periquito – Centro da cidade.

Entrada gratuita

próximo artigoPMI realiza novo sorteio para cadastro de reserva de apartamentos do Nova Esperança
Artigo seguinteIpatinga realiza segunda edição da OLICEI

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here