A utilização da informação advinda do cidadão de bem também tem sido uma arma poderosa e uma alternativa viável para vencer a batalha contra o cidadão infrator. Foto: divulgação

Nesta segunda-feira (3/12) a 12ª Região de Polícia Militar (RPM), com sede em Ipatinga, completa 14 anos de criação, com ótimos resultados em várias áreas, principalmente no combate à criminalidade violenta. A RPM contempla uma circunscrição com 97 municípios, que estão divididos em sete Unidades Operacionais com sede em Manhuaçu, Ipatinga, Itabira, Coronel Fabriciano, Caratinga, João Monlevade e Ponte Nova.

Conforme informações do Comando da RPM, comparando o mesmo período de janeiro a outubro de 2017 e 2018, nos 97 municípios, houve uma redução de 40,89% nos crimes violentos e de 47,23% nos registros de roubo consumado.

Na sede regional, em Ipatinga, os dados também seguem a tendência de queda apresentada nas demais cidades da área da RPM, tendo os crimes violentos apresentado uma redução de 48,75, já os roubos consumados, tiveram queda de 53,73%.

Para chegar a esse patamar de resultados positivos, de acordo com o Comandante da 12ª RPM, Coronel Marcos Ângelo Vieira Júnior, a PM está trabalhando com um planejamento operacional com base em locais de maior incidência criminal. “A busca é sempre pela efetiva presença ostensiva da Polícia Militar, para melhorar a sensação de segurança do cidadão de bem. Buscamos intensificar as ações e operações policiais nos locais e horários de maior incidência, com isso, além das ações de prevenção, existem combates pontuais, focados na repressão qualificada”.

A utilização da informação advinda do cidadão de bem também tem sido uma arma poderosa e uma alternativa viável para vencer a batalha contra o cidadão infrator. Essa participação positiva vai além da mera informação, concentrando a ação através de programas como as Redes de Vizinhos e Comerciantes Protegidos, Celular Seguro, que visa o combate à receptação de celulares furtados/roubados, 181 (disque denúncia unificado), pontos fortes a favor da redução dos registros de roubo e encarceramento de infratores contumazes.

Para o Comandante da 12ª RPM, mesmo com todo o aparato e investimentos em programas e ações estratégicas, nenhum resultado seria possível sem o comprometimento dos homens e mulheres, valorosos policiais militares, que arriscam todos os dias as suas vidas, em prol da sociedade de bem e do cumprimento da missão a eles confiada, que é a de promover segurança pública por meio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos e a participação social.

Foto: PM

próximo artigoAbraço simbólico marca ato em defesa de hospital em Fabriciano
Artigo seguinteRepresentantes da Ternium Brasil visitam universidades do Vale do Aço

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here