Cerca de mil contribuintes já procuraram a Prefeitura de Ipatinga, nos últimos dias, para regularizar os débitos com o município, valendo-se de condições especiais e inéditas que estão sendo oferecidas. São dívidas referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), taxas e multas. No mês passado, a administração iniciou um atendimento específico para aqueles que desejarem se beneficiar das facilidades previstas no programa de Recuperação Fiscal (Refis), em vigor desde a aprovação de lei no legislativo.

Nos casos de valores já cobrados judicialmente, os devedores deverão se dirigir à Procuradoria Geral, no 4º andar da PMI, para oficializarem a adesão ao programa. Para os débitos ainda em Dívida Ativa ou em cartório, não judicializados, o contato é feito diretamente na Central de Atendimento Tributário (CEAT), no 1º andar da prefeitura. Os parcelamentos que estejam em curso também poderão ser revistos por solicitação dos devedores.

O pagamento das dívidas à vista representa um perdão de 99% em juros. Quem preferir pagar em 12 parcelas terá um desconto de 90%. Em 24 parcelas, o abatimento é de 70% e, em 48 vezes, de 50%. Se o devedor preferir, poderá pagar também em até 72 vezes, mas sem descontos.

 Ampliação

Até o fim do mês de setembro, a prefeitura realiza um atendimento especial para fazer frente à demanda, de 9h às 18h. Conforme Luiz Inácio Lacerda Junior, da Procuradoria Municipal, os benefícios são imediatos para aqueles que fazem o acordo para a regularização da dívida. “Assim que o munícipe negocia já é possível emitir uma certidão negativa, no caso de pagamentos à vista, ou uma certidão positiva com efeitos negativos dos débitos em casos de parcelamentos. Os débitos em execução fiscal e protesto são suspensos com o acordo”, esclarece, acrescentando que caso o contribuinte tenha contas bancárias ou veículos bloqueados em virtude do processo judicial de cobrança, com a negociação é possível providenciar a liberação.

 Prazo

Aqueles que perderem o prazo estendido até o fim de setembro podem aderir ao programa até o dia 21 de dezembro no horário normal de atendimento (de 12h às 18h). O município espera arrecadar com os débitos de Dívida Ativa R$ 14 milhões. Atualmente, a inadimplência ultrapassa a casa dos R$ 500 milhões. Uma parte substancial desse valor refere-se a juros e multas.

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, lembra que esta é a primeira vez que o município oferece a oportunidade de pagamento em até 72 parcelas. “Melhoramos as condições de negociação para os contribuintes porque nosso interesse é que estejam todos legalizados. Assim também o município pode contar com recursos que há tempos estão inaproveitados e isso contribui para investimentos nas necessidades da população. Por causa da grande procura, nós estendemos o atendimento ampliado até o fim de setembro, pensando em atender a todos com conforto e rapidez”.

próximo artigoSorteio define Rússia e EUA como rivais do Brasil na 3ª fase do Mundial de Vôlei
Artigo seguinteEmpreendedores fomentam seus negócios na 4ª edição da Feira de Turismo do Vale do Aço

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here