Vacina que previne contra o rotavírus humano está disponível no SUS

O imunizante que previne contra o rotavírus humano é a vacina VRH/VORH. A aplicação acontece com uma gotinha na boca dos bebês, a partir da sexta semana de vida, para proteger contra infecções provocadas pelo rotavírus, como a diarreia, uma das principais causas de problemas estomacais nas crianças.

Durante o primeiro ano de vida, o bebê recebe grande quantidade de vacinas, diferente de outras etapas da infância e da vida adulta. As vacinas são preparadas para acompanhar cada etapa do desenvolvimento.

Com a Caderneta da Criança, o Ministério da Saúde disponibiliza informações sobre as vacinas aplicadas em cada etapa da vida. Todos os imunizantes indicados são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Pasta recomenda a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação para garantia da saúde e prevenção de doenças. Dessa forma, vacinar os pequenos com as doses recomendadas é fundamental para evitar o adoecimento, além de complicações e óbitos. Todas as vacinas são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

próximo artigoSaúde amplia vacinação contra meningite e HPV; entenda o que muda
Artigo seguinteEUA pedem que países repatriem seus cidadãos do campo de Al Hol, na Síria