Minas registrou mais de 9 mil casos de Covid-19 em apenas 24 horas. A quantidade de confirmações é maior do que a população de 456 cidades do Estado – o equivalente a 53% dos 853 municípios. A comparação foi feita com base em estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na ponta do lápis, foram atestados 9.120 infectados pela enfermidade em apenas um dia, novo recorde. Os dados que mostram como a pandemia avança e parece não dar sinais de trégua foram divulgados nesta sexta-feira (15) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Em 15 dias, é a quinta vez que Minas bate o recorde de confirmações em 24 horas dia – e a primeira que ultrapassa 9 mil casos. A maior marca, até então, foi na quinta-feira, com 8.694 contaminados no mesmo intervalo. Ao todo, 628.966 pacientes já testaram positivo para a doença.

Conforme o levantamento, de ontem para hoje, 154 pessoas perderam a vida por complicações do novo coronavírus, totalizando 13.182 óbitos. Dos 853 municípios do Estado, 721 já confirmaram ao menos uma morte.

Recuperados

A SES também informou que 557.815 pessoas se recuperaram da Covid-19 em Minas. Outros 57.969 pacientes estão em acompanhamento médico, seja em unidades de saúde ou isolamento domiciliar.

Belo Horizonte é a cidade com mais notificações no Estado. A capital já confirmou 71.978 infectados e 2.002 óbitos. Em segundo lugar vem Uberlândia, no Triângulo, com 47.316 casos e 763 mortos.

Vacinação em Minas

Em meio a números cada vez mais alarmantes, os mineiros contam os minutos para o início da vacinação contra a Covid. Por aqui, a imunização deve começar 48 horas após a liberação das doses pela União, prevista para a próxima segunda-feira. 

Apesar de o Estado garantir estar preparado para a campanha, prefeitos afirmam que desafios precisam ser vencidos para que, de fato, o imunizante chegue aos municípios a tempo da data prevista para o início da campanha.

Nessa quinta, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou que, durante reunião com representantes da entidade, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o “dia D” e a “hora H” da aplicação da proteção serão na próxima 4ª feira, às 10h.

próximo artigoAvião que vai buscar vacinas na Índia decola hoje do Recife
Artigo seguinteNathan espera ter boa sequência na reta final do Brasileirão