O governo de Minas Gerais está negociando a compra de 20 milhões de vacinas contra a Covid-19. A informação foi divulgada pelo chefe do Executivo estadual, Romeu Zema (Novo), durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (16), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

“Estamos negociando a compra de 20 milhões de doses que serão suficientes para imunizar todos os mineiros que ainda não foram imunizados, todas as pessoas com mais de 15 anos de idade. Tudo que está ao nosso alcance em relação à compra e ao fornecimento de doses está sendo feito. Se os laboratórios fornecerem para estados e municípios, a vacina vai chegar em Minas”, disse.

Romeu Zema considerou que cinco imunizantes estão sendo negociados pelo Estado, sendo que três já têm vacina homologada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São elas: Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac. “Também correndo atrás de vacinas da Janssen e Sputnik”, acrescentou.

O governador também ressaltou que o processo de vacinação está acelerado, mas ainda é insuficiente. “Até que a vacina surta efeito, temos que preservar vidas. Suponho que em um mês em meio a dois meses, com a imunização, teremos uma queda no número de casos. Mas até lá precisamos zelar pelas vidas”, finalizou. 

Até o momento, 838.176 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a doença em Minas. Deste grupo, 376.215 receberam a segunda aplicação, de acordo com os dados do Vacinômetro, painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) que monitora a campanha. Para todo o território mineiro, o Ministério da Saúde já disponibilizou 2.117.380 imunizantes, sendo 1.740.383 já distribuídos aos municípios.

próximo artigoCovid-19: Brasil tem 20º dia seguido de recorde na média de mortes
Artigo seguinteGoverno dispensa licitação para compra das vacinas da Janssen e Pfizer