O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 68 mil novos casos este ano. Por isso, cuide da sua saúde e previna-se!

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBG) indicam que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. A informação serve de alerta para o mês que se inicia, o Novembro Azul.  A campanha faz parte de um movimento internacional criado para a conscientização sobre o câncer de próstata (glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis).

A estimativa do O Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) é que existam no Brasil 68.220 novos casos de câncer de próstata somente neste ano. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens.

O que é?

A próstata é uma glândula que se encontra debaixo da bexiga e em frente ao reto.

O tamanho da próstata muda com a idade. Em homens mais jovens, é do tamanho aproximado de uma noz. Mas pode ser muito maior em idosos.

câncer de próstata são em sua maioria problemas urinários

Logo atrás da próstata encontram-se as glândulas chamadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido do sêmen.

A uretra, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo pelo pênis, passa pelo centro da próstata.

A função principal da próstata é fabricar o líquido prostático, protegendo os espermatozoides, aumentando as possibilidades reprodutivas e maximizando as possibilidades de fecundação.

Câncer de próstata

A ignorância sobre esta glândula, principalmente por parte dos homens, preocupa. O câncer de próstata ocorre principalmente entre homens de idade avançada. Cerca de seis em dez casos são diagnosticados em pessoas de 65 anos ou mais, e é raro aparecer antes dos 40.

A idade média do diagnóstico é 66 anos. Se tem antecedentes familiares, são negros (homens negros têm o dobro de probabilidade de desenvolver câncer de próstata ou tem mais de 50 anos.

Fique atento aos principais sintomas:

  • Necessidade de urinar com mais frequência, sobretudo à noite
  • Necessidade de correr para o banheiro
  • Dificuldade de começar a urinar
  • Pouco fluxo urinário ou demora para urinar
  • Sensação de que bexiga não esvazia completamente
próximo artigoJustiça arquiva processo do PT contra Nardyello (MDB)
Artigo seguinteIndústria tem desempenho negativo em setembro, diz CNI