Com atendimento 100% SUS, instituição filantrópica amplia a capacidade de atendimento da rede pública

Com a epidemia de dengue em Minas Gerais batendo recordes históricos, o Hospital da Baleia, instituição filantrópica que atende 100% pelo SUS, anunciou, nesta quarta-feira (27), a abertura de 15 novos leitos para clínica médica, totalizando 32 leitos, dos 168 em toda a unidade, para arboviroses.

Segundo o superintendente Executivo do Hospital da Baleia, Fábio Patrus, a medida visa ampliar a capacidade de atendimento da rede pública e garantir o acesso ao tratamento para pacientes com a doença. “Essa é uma forma de nos unirmos aos esforços da sociedade para passarmos por esse momento”, afirma.

O Hospital da Baleia atende apenas pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Em caso de sintomas de dengue ou gripe, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo.

Pollyanna Silva, de 40 anos, está internada na unidade com quadro de dengue hemorrágica. Ela faz um apelo para a população ajudar com a doação de sangue e com doações financeiras para a instituição. “Quem puder, doe. A gente nunca acha que vai precisar [do hospital]. Estou sentindo na pele”, afirmou.

Epidemia de dengue

A epidemia de dengue em Minas Gerais já superou em 42,9% o recorde histórico de 2016, com mais de 767 mil casos prováveis e 294 mil confirmados. A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, alerta que as complicações por dengue e gripe ao mesmo tempo podem sobrecarregar o sistema de saúde, especialmente no outono e inverno.

Dados do Ministério da Previdência Social revelam que a dengue e outras arboviroses afastaram 1.370 pessoas do trabalho em 2023, sendo 756 em Minas Gerais (55,2% do total).

Hospital da Baleia

O Hospital da Baleia, referência em atendimento filantrópico em Minas Gerais, completará 80 anos em 2024 e oferece mais de 30 especialidades médicas, com capacidade para realizar mais de 700 mil procedimentos por ano. A instituição ampliará o número de leitos de 106 para 202 até o fim do ano.

Para contribuir com a missão do Hospital da Baleia, acesse o site da rede Amigos do Baleia e faça sua doação: www.amigosdobaleia.org.br

próximo artigoPF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social
Artigo seguintePM acredita em efetividade da suspensão de organizadas de Atlético e Cruzeiro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here