Cárie é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes no mundo

A cárie é a desintegração do dente, provocada pela higiene inadequada, associada à ingestão acentuada de alimentos açucarados e ultraprocessados. Também pode ser ocasionada por complicações de outras doenças ou medicamentos que diminuem a quantidade de saliva na boca, como, por exemplo, diabetes e hipertensão.

As lesões de cárie ocorrem quando os micro-organismos presentes na boca produzem ácidos a partir do consumo de restos de alimentos, principalmente açúcares. A hidratação melhora a salivação na boca. Isso associado a uma boa higienização bucal são fatores essenciais para o controle da cárie.

Além de fazer a escovação com pasta fluoretada depois das refeições, é fundamental dormir com a boca limpa. O sono é o momento em que a boca fica mais tempo à mercê dos micro-organismos, pois há uma diminuição do fluxo de saliva.

Tratamento

O dentista é o profissional que poderá recomendar os melhores tratamentos e realizar os procedimentos corretos para retirar a parte cariada do dente. Normalmente, o processo para retirada da cárie depende da extensão da doença naquele dente.

Nathan Victor
Ministério da Saúde

próximo artigoBrasil tem 12% de pessoas ALGBT, mostra levantamento
Artigo seguinteMega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 43 milhões