O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes e geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

Benefícios do Chá

  • Alivia dores e indisposições
  • Tem poder preventivo
  • Desintoxica o organismo
  • Tem ação laxativa e diurética
  • Hidrata o organismo
  • Tem ação antioxidante
  • Auxilia a digestão
  • Estimula o sistema imunológico
  • Protege contra infecções, inclusive gripe
  • Alguns ajudam a relaxar, melhorando a ansiedade
  • Provove sensação de bem-estar

Alguns tipos de Chás:

1. Chá Verde

Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2, o chá verde ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino. O consumo diário desse chá diminui as taxas do colesterol e fortalece as artérias e veias. Também desintoxica e acelera o metabolismo, melhora o trânsito intestinal e combate os radicais livres.

2. Chá Branco

Retirado da mesma planta do chá verde, possui as mesmas propriedades, mas algumas são mais intensas. Pode ajudar a prevenir doenças do coração e câncer. Ele reduz o colesterol ruim, ajudando no fluxo sanguíneo e protegendo o coração. Ele pode, ainda, diminuir o nível de açúcar no sangue e ajudar a prevenir ou atenuar os sintomas da diabetes.

3. Chá Preto

Rico em flavonoides, previne doenças cardíacas. Os antioxidantes do chá ajudam a eliminar os radicais livres, a manter os vasos flexíveis e a promover um fluxo sanguíneo saudável. O consumo do chá preto traz tanto o benefício dos flavonóides como os da cafeína, que é vasodilatadora. Ao dilatar os vasos, a cafeína facilita a passagem das placas gordurosas.

4. Chá de Gengibre

Estimulante, melhora o ânimo e confere disposição. Tem ação antiinflamatória, sendo utilizado para dores de garganta. O chá de gengibre poderá ajudar na sua dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. É um poderoso anticoagulante, trata problemas digestivos, circulatórios e dores articulares.

5. Chá de Canela

É bom para as vias respiratórias em períodos de gripes e resfriados. O chá de canela também ajuda nas funções digestivas. Entretanto, não deve ser usado com muita frequência ou em concentração muito alta. Chá de canela é antidepressivo e ajuda a controlar a compulsão por doces.

6. Chá de Camomila

Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido “chazinho de camomila” acalma os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele.

7. Chá de Boldo

Ótimo para azias e mal-estar originados do fígado. Trata enxaquecas, gases e dores de estômago. Favorece a digestão de gorduras. Possui propriedades anestésica, anti-séptica, antibacteriana, antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante e calmante da pele. É indicado para afecções do fígado e da vesícula, cálculo biliar, cólica, diarréia, digestão, dispepsia, febre e fraqueza orgânica.

próximo artigoPlanalto prepara anúncio de privatizações
Artigo seguinteMEC cancela vestibular voltado para candidatos transgêneros, afirma Bolsonaro