Termina nesta sexta-feira convocação do Hibridus aos artistas para apresentação on line com cachê

O grupo Hibridus Dança, de Ipatinga, lançou convocatória para a 2ª Edição da Ocupação Hibridus 2020. São convidados a se inscreverem profissionais do setor cultural para oferecerem atividades artístico-culturais online, com duração mínima 30 minutos e máxima de 50 minutos, durante os meses de abril e maio de 2020, mediante pagamento de prêmio de R$ 500 para cada.

Serão selecionadas 20 propostas. Os interessados devem se inscrever até 17 de abril, por meio do link disponível no site do Hibridus Dança https://hibridus.com.br/ , com o preenchimento do formulário online e anexados todos os documentos solicitados no edital que também está encontra no site.

Além do preenchimento do formulário, cada proponente deverá enviar um vídeo (teaser) de até cinco minutos com a proposta do conteúdo a ser apresentado, disponibilizado em link privado nas plataformas Vimeo ou Youtube. Os candidatos selecionados serão anunciados no dia 18 de abril, por meio do site e redes sociais do grupo Hibridus. 

O prêmio será entregue aos selecionados mediante emissão de nota fiscal, disponibilização da proposta, com as especificações definidas na convocatória para as plataformas como canal do YouTube, Instagram, Facebook do Hibridus Dança, Aperam e Usiminas, e termo de compromisso assinado.

Desta vez em formato mais compacto e evidenciando o cenário atual, sua programação sairá de teatros, espaços não convencionais e ao ar livre, e vai para os meios digitais. A ação dará abertura ao projeto ENARTCi 14ª Edição, Ocupação Hibridus#2, nas plataformas digitais do grupo Hibridus Dança, Aperam e Usiminas hospedando 20 artistas, coletivos, grupos de estudos, criativos, gestores e/ou produtores culturais que possuam as suas criações direcionadas para os campos artístico-culturais tais como dança; teatro; música; arte urbana; design; inovação social; cinema e audiovisual; artes visuais; pesquisa histórica; cultura e raça; cultura e gênero; comunicação e mídia livre; intercâmbio e residências artístico-culturais; cultura e educação; cultura e saúde; conhecimentos tradicionais; cultura digital; cultura e direitos humanos; economia criativa e solidária; livro, leitura e literatura; memória e patrimônio cultural; cultura e meio ambiente; cultura e juventude; cultura, infância e adolescência; cultura LGBT; cultura circense.

Ocupação Hibridus#2

O grupo, através desta ação que aconteceu também no ano passado em formato presencial, trabalha a aproximação com a comunidade, bem como oportuniza ao artista, da região, infraestrutura para o desenvolvimento de suas ideias e projetos, e neste momento com o olhar voltado, de forma mais urgente, para os artistas do Vale do Aço, cuja maioria em condições informais de trabalho. “Assim, o Hibridus pretende contribuir para que novas oportunidades de monetização aconteçam neste momento de dificuldades impostas pela crise sanitária mundial e para que circulem mais ofertas de qualidade para ampliação de conhecimento. A finalidade desta convocatória é gerar recursos e contribuir para o trabalho dos artistas em meio à pandemia do Covid-19 (Coronavírus), em especial, diante da necessidade de suspensão social”, salienta o diretor do grupo Wenderson Godoi.

Na avaliação de Godoi, o cancelamento de atividades presenciais embora necessário  afeta o setor cultural, por isso a ação objetiva contribuir fomentando a produção e a difusão artística por outros meios e formatos que se adaptem às atuais condições. “Sabemos que é pouco, mas é a contribuição do Hibridus Dança em um momento tão difícil. A cultura não pode ser entendida só como diversão. Ela não só contribui para a renda, como é cada vez mais decisiva para potencializar a inovação nos países”, frisa o diretor do Grupo Hibridus.