Estamos vivendo uma epidemia dentro da pandemia. O surto de gripe que atinge o Vale do Aço tem lotado hospitais, postos e Unidades de Saúde. O que preocupa os médicos é que a nova variante da influenza transmite com uma velocidade muito maior que a H1N1, e pode levar a morte em muitos casos.

A exemplo de Ipatinga, o cenário é semelhante em Timóteo. A Secretaria Municipal de Saúde fez uma solicitação formal ao Estado para que atenda o município, com urgência, no envio dos medicamentos fundamentais no tratamento da gripe, e que estão em falta na rede pública e também nas farmácias privadas.

Os especialistas dizem que é uma surpresa que a temporada de Influenza tenha começado mais cedo, pois geralmente o vírus tem uma circulação mais forte no final do outono e durante o inverno, tanto que as campanhas de vacinação são feitas a partir de abril”. Excepcionalmente esse ano, o vírus apareceu antes.

Devido a alta demanda pela procura por testes de Covid-19 e Influenza também já começam a faltar. Como ainda não há uma vacina específica para essa cepa, conhecida como H3N2, os médicos orientam que as medidas de prevenção devem permanecer, como o uso de máscara, lavar as mãos constantemente com água e sabão, uso do álcool em gel, evitar aglomeração. A vacinação contra a Covid-19 deve ser completado as doses que ainda faltam.

próximo artigoMunicípio de Timóteo paga nesta terça (4) o retroativo do piso do Magistério para Professores PI, PII e Educadores infantis
Artigo seguinteConfira audiência pública sobre vacina contra covid-19 para crianças