Shopping segue temporariamente fechado. Bares e restaurantes podem funcionar somente com entrega em domicílio, sem consumo interno.

As academias de Ipatinga podem retomar as atividades nesta quarta-feira (13), de acordo com as medidas restritivas do Decreto Municipal 9312/2020, que permite a reabertura do segmento respeitando as normas para evitar a transmissão do novo coronavírus. A reabertura foi possível porque a Justiça atendeu o pedido de reconsideração feito pela prefeitura com base no Decreto Federal n° 10.344/2020, com data de 11 de maio (segunda-feira), da presidência da República, que tornou academias, salões de beleza e barbearias serviços essenciais.

O novo Decreto que restabelece a eficácia do artigo de nº 8 (que trata da abertura das academias), previsto no documento anterior de nº 9312/2020, foi publicado no Diário Oficial do município nesta terça-feira (12).

Bares, restaurantes e shopping

Segundo a prefeitura de Ipatinga, ainda nessa terça-feira, foi protocolado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais o recurso contra a ação do Ministério Público que conseguiu na Justiça a suspensão dos artigos de 2º ao 9 do Decreto Municipal nº 9312/2020, publicado no dia 28 de abril, e que permitiam o funcionamento de bares, restaurantes, academias e shopping na cidade sob normas restritivas definidas para a flexibilização.

Enquanto não sai a decisão da justiça em segunda instância, o shopping permanece fechado e os bares e restaurantes estão autorizados a funcionar com entrega em domicílio e retirada no local, sem consumo interno. 

Protocolos  

O prefeito Nardyello Rocha reforça que apesar de estar mantida a flexibilização, que permite a reabertura das academias, as regras e protocolos de higienização ditadas pelo Ministério da Saúde e também pelo decreto municipal precisam ser cumpridas.

“Ficamos felizes com a reconsideração do judiciário em relação às academias, uma vez que essa já havia sido a decisão da ampla maioria do Comitê Gestor de Crise, que na oportunidade deliberou pelo funcionamento do setor seguindo certas restrições. Mas é preciso lembrar de todas as regras que foram definidas, como a higienização, uso de máscaras e o controle de entrada de alunos, que precisam ser cumpridas. Os números epidemiológicos continuam sendo monitorados diuturnamente, e são eles os balizadores para as decisões de flexibilização na cidade de Ipatinga”, reiterou o chefe do Executivo.

próximo artigoMorre aos 98 anos, em Ipatinga, padre Efraim
Artigo seguinteIpatinga decreta luto oficial de três dias pela morte do Padre Efraim