Vacinação contra gripe: PMI imuniza os idosos em casa a partir de terça-feira (24)

Pessoas com 60 anos ou mais receberão equipes de Unidades Básicas de Saúde nas residências. Medida visa evitar a aglomeração de pessoas nos postos de saúde.

Para evitar deslocamento e aglomeração, a Prefeitura de Ipatinga irá realizar a vacinação de idosos contra a gripe, a partir dos 60 anos, em casa. A campanha de vacinação começa na segunda-feira (23) e segue até o dia 23 de maio. Na primeira fase serão imunizados, além dos idosos, profissionais de saúde. Como medida preventiva, a Secretaria de Saúde de Ipatinga criou uma logística de atendimento aos dois grupos.

Na segunda-feira (23), os profissionais de saúde deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de 7h30 às 15h30. As 11 unidades que fazem parte do programa ‘Saúde na Noite’ atenderão os profissionais até às 19h30. A vacinação para pessoas com 60 anos ou mais será a partir de terça-feira (24). Aproximadamente 42 mil pessoas deste grupo deverão ser vacinadas no município. Para evitar deslocamento e aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os idosos serão vacinados em casa. O horário será de 8h às 18h. Sendo assim, o grupo – considerado mais suscetível ao coronavírus – não deverá procurar os postos de saúde. 

“A partir de terça-feira (24), as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) já terão o mapeamento dos idosos por rua, e irão realizar a vacina deles em casa. Se por algum motivo o idoso não estiver na residência, será deixada uma notificação com data aproximada de retorno. É bom lembrar que a vacina não causa a gripe. Isso é mito. A vacina contra a Influenza contém os vírus semelhantes e enfraquecidos da doença, porém mortos, o que significa que eles não podem se reproduzir dentro do organismo”, explica Fabiana Figueiredo Beserra, Referência Técnica do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde.

fonte: PMI