Vacinação contra a meningite C é ampliada em Santana do Paraíso

Todas a salas de vacinas do município estão atendendo os novos grupos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais liberou a ampliação da vacinação contra a meningite C e Santana do Paraíso já começou a atender os novos grupos: jovens de 16 a 30 anos, profissionais de saúde, estudantes universitários, professores e trabalhadores da educação técnica e superior. A campanha se encerra em fevereiro de 2023.

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. “Com essa ação vamos evitar tanto o adoecimento, quanto a ocorrência de surtos da doença”, explicou a enfermeira referência em Imunização, Silvânia Barbosa.

A vacina meningocócica C (Conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.

Todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município estão oferecendo a vacina. As salas de vacinas das ESF São José, ESF Veraneio, ESF Residencial, ESF Industrial Vermelho e ESF Águas Claras funcionam de 7h30 às 12h30, de segunda a sexta-feira. O restante atende no horário entre 7h30 e 15h30.  É necessário levar cartão de vacinas e do SUS. 

“Aproveito também para comunicar que estamos vacinando no caráter temporário adolescente de 11 a 15 anos contra a vacina meningocócica ACWY”, completou a enfermeira. 

próximo artigoColégio de Timóteo abre vaga para estágio em Pedagogia e Magistério
Artigo seguinteExpo Metal movimenta cadeia produtiva do Vale do Aço