“Vacinação antipólio” Secretaria de Saúde de Ipatinga projeta atingir meta nacional até 30 de setembro

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações no município com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da campanha de imunização contra a poliomielite, que foi prorrogada em todo o país, pelo Ministério da Saúde, até o dia 30 de setembro. 

Na média nacional, até o dia 14 de setembro, segundo o Ministério, a campanha atingiu somente 43% das crianças de um a quatro anos. A meta é vacinar 95% deste público-alvo. Em Ipatinga, apesar dos números serem um pouco mais satisfatórios em relação aos níveis do país, a adesão também se mostra aquém das expectativas. Até esta quarta-feira (14 de setembro), já haviam sido aplicadas mais de 6 mil doses da vacina, o que representa 53% do total de crianças na faixa etária.

Segundo a SMS, a baixa adesão no município é maior entre o público de dois anos de idade. A meta é vacinar 12.405 crianças até o final da campanha.

“A procura pela vacinação está muito baixa. Pedimos aos pais e responsáveis que ainda não vacinaram suas crianças, que atentem para a importância da imunização e também para o prazo. Essa negligência pode favorecer o reaparecimento de doenças que já estavam erradicadas no país, como a poliomielite. O Brasil está entre os dez países das Américas que estão em risco alto de reintrodução da doença”, destaca a gerente da Vigilância Epidemiológica, Bruna Chaves.

O objetivo da campanha é aumentar o índice de cobertura vacinal, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de zero a 14 anos.

Multivacinação

Foi prorrogada também, pelo Ministério da Saúde, a campanha de multivacinação, que é realizada juntamente com a imunização contra a poliomielite. As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Atendimento

Para atualizar a caderneta de vacinação e buscar a imunização contra a poliomielite, a população poderá comparecer a qualquer uma das 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município no período de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

É fundamental que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal.

próximo artigo“Vem pro Movimento” leva qualidade de vida para moradores de Ipatinga
Artigo seguinteTSE lança campanha pela paz nas eleições