Unileste e InterTV se unem, mais uma vez, para auxiliar candidatos na preparação para o Enem 2022

Ampliar o acesso a materiais preparatórios gratuitos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, e elevar o desempenho dos candidatos nas provas, que vão acontecer nos dias 13 e 20 de novembro, são os objetivos do projeto De Boa No Enem, parceria entre o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) e a Inter TV dos Vales (afiliada Rede Globo).   

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mais de 7 mil candidatos da região metropolitana do Vale do Aço estão inscritos para fazer as provas impressas e digitais, neste ano.  Para o reitor da Instituição, Dr. Genésio Zeferino, “o projeto permite aos candidatos estudar e revisar assuntos e conteúdos que caem no exame, por meio de materiais exclusivos, com qualidade e de fácil acesso, produzidos para diversas plataformas digitais”, destaca.  

Nesta edição, além de notícias, videoaulas, enquetes e teste de perfil vocacional, para auxiliar quem ainda está com dúvidas sobre áreas de afinidade e/ou qual carreira profissional seguir, os candidatos poderão contar com podcasts com informações sobre às quatro áreas de conhecimento cobradas no exame, aulão de redação, matemática e física no Teatro João Paulo II, campus Coronel Fabriciano, e um estande no Shopping Vale do Aço, em Ipatinga, para esclarecimento de dúvidas, compartilhamento de conhecimentos e experiências de relaxamento e bem-estar.  

Os materiais e demais informações sobre as ações do projeto já podem ser acessadas na editoria De Boa no Enem, dentro do portal do G1 Vales (https://g1.globo.com/mg/vales-mg/de-boa-no-enem/).  

Videoaulas  

As videoaulas que serão lançadas durante o projeto, foram produzidas a partir do resultado do Simulado Enem – projeto do Unileste que auxilia estudantes de escolas públicas e privadas do Vale do Aço, a se prepararem para as provas do exame – aplicado em agosto e setembro.   

A aplicação identificou os principais conteúdos, metodologias e áreas do conhecimento que os estudantes estão com mais dificuldade e que precisam ser reforçadas, como por exemplo, a interpretação histórica e/ou geográfica de fontes documentais acerca de aspectos da cultura. Semanalmente, de outubro a novembro, as videoaulas serão disponibilizadas no portal do G1 Vales.  

Encontrão Pré-Universitário  

No dia 22 de outubro (sábado), das 8h às 15h, o Unileste realizará, simultaneamente nos dois campi – Coronel Fabriciano e Ipatinga, mais uma edição do Encontrão Pré-Universitário. O evento gratuito oportuniza a estudantes e professores do ensino médio, da rede pública e privada, e demais interessados da região do Vale do Aço e cidades vizinhas, uma verdadeira imersão no mundo universitário.   

Dentre as atividades da programação, há atrações artísticas, culturais, esportivas, visita ao estande do projeto De Boa No Enem, laboratórios e salas de aulas, teste de perfil de carreira, além de informações sobre os cursos de graduação presencial, graduação e pós-graduação a distância; bolsas de estudo; financiamentos e benefícios.   

Enem 2022   

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior avaliação do país para ingresso no ensino superior. As notas do Exame podem ser usadas tanto para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), como para ingresso em instituições privadas de educação superior.   

O Enem é composto de quatro provas objetivas divididas entre as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma com 45 questões de múltipla escolha, sendo uma delas com redação em Língua Portuguesa, essa prova é aplicada no primeiro dia do exame. 

próximo artigoRosângela Reis representará o Vale do Aço na Câmara Federal
Artigo seguinteUsiminas participa da 2ª edição do INDFEST – Festival de Empreendedorismo, Startup e Tecnologia Industrial