Unidades de Saúde de Santana do Paraíso retomam com coletas e exames de sangue

Serviço estava paralisado há mais de 2 anos devido à pandemia de covid-19

Após quase 2 anos e 6 meses parado, o serviço de coleta e exame de sangue nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) foi retomado em Santana do Paraíso. A paralisação ocorreu devido à pandemia do novo coronavírus, que direcionou o foco aos exames para detecção de covid-19. Os pacientes com outros tipos de exames de urgência continuaram sendo atendidos pelo município, porém, de forma terceirizada, ou seja, a prefeitura os encaminhava para clínicas particulares, sendo o valor do serviço custeado pela própria administração.

“Com a volta da coleta, a gente tem que destacar que agora o número de procedimentos ofertados por mês é muito maior que o terceirizado, porque o custo-benefício desses laboratórios funcionando para a prefeitura é muito melhor do que se pagar no particular. Então, além de uma gama enorme de exames que realizamos aqui, a gente consegue ofertá-los em uma quantidade muito maior do que antes”, afirmou a bioquímica Livia Andrade de Lima.

Todas as unidades de saúde da cidade, com exceção dos ESF Centro e ESF São José, possuem sala de coleta. A coleta, geralmente, é realizada duas vezes na semana, na parte da manhã, a partir das 7h30. O agendamento deve ser realizado na própria unidade de referência. Posteriormente, todo material é encaminhado à sede do laboratório que fica localizado na UBS de Plantão, no centro.

próximo artigoBrasil garante sua melhor campanha em mundiais de natação paralímpica
Artigo seguinteBuscas por embarcação de Bruno Pereira e Dom Phillips continuam