Treze pessoas são detidas em operação da Polícia Civil em Ipatinga e outras cinco cidades

foto: PCMG

Onze homens foram presos e dois adolescentes apreendidos durante a Operação Pandemia-12 deflagrada na manhã desta quinta-feira (21). O objetivo foi cumprir Mandados de Prisão e Mandados de Busca e Apreensão para combater os crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas ocorridos na área do 12º Departamento de Polícia de Ipatinga, do qual fazem parte as Delegacias Regionais de Polícia de Ipatinga, Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu.

Segundo a Polícia Civil, foram apreendidos armas de fogo (revólver/espingarda/carabina/cartucheiras e armas artesanais); munições intactas e deflagradas; várias facas e facões; drogas (maconha/lança-perfume/cocaína/crack); balanças; computadores e notebook; máquinas de cartão de crédito; aparelhos celulares; remédios abortivos; e vidros de perfumes.

Os presos irão responder pelos crimes de tráfico de drogas, posse e porte ilegal de armas, descaminho e outros. A operação teve como objetivo o esclarecimento de crimes em apuração e a redução dos crimes violentos na região, cumprindo com orientação da Chefia de Polícia para uma efetiva repressão qualificada dos crimes que mais impactam e aumentam a sensação subjetiva de segurança.

Foram empenhados nas ações policiais 180 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães e utilizadas 50 Viaturas Policiais.

O nome da operação faz alusão à disseminação do COVID-19 no mundo, enquanto o numeral 12 refere-se ao 12º  Departamento de Polícia.