Ação conta com a parceria do Tribunal de Justiça da Comarca, OAB, Polícias Civil e Militar, Saúde, Educação e Assistência Social (Foto: divulgação/ PMT)

Timóteo dá início à campanha dos 16 Dias de Ativismo pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, ação que ocorre simultaneamente com a Semana da Justiça pela Paz em Casa. A programação prevê ainda o seminário Justiça pela Paz em Casa nesta segunda (25), às 14h, no auditório do Fórum; blitz educativa com apoio da Polícia Militar, dia 26/11, de 8 às 11h; atendimento jurídico nos seis CRAS do município com apoio da OAB de Timóteo, dia 27/11, das 13h30 às 17h; aulão com o 7º ano das Escolas Municipais, dia 28/11, no auditório da Escola Municipal de Timóteo às 8h; palestra para funcionários da Secretaria de Obras sobre Álcool, Drogas e Violência Doméstica, dia 28/11, às 7h. Na sexta-feira (29/11), a Tenda da Saúde vai ao distrito de Cachoeira do Vale com Assessoria Jurídica, Aferição de Pressão e Glicemia Capilar, brinquedos para a criançada, vacinação contra o sarampo (público de 20 a 29 anos) e cortes de cabelo masculino. 

Como parte da programação, na manhã desta sexta-feira (22) foi realizada no auditório da Prefeitura a orientação de mais de 60 agentes comunitários de saúde (ACS) que irão sensibilizar usuários e estimular a discussão sobre o tema violência doméstica e familiar. 

O tema violência foi abordado pela secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosanna Borges Moura, pela gerente de Atenção Social Básica e vice-presidente do Conselho da Mulher (CMDM) Patrícia Dias e pela coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Denice Moreira de Assis.  Durante as atividades será distribuído um folheto informativo sob o título “Conversa Bigode a Batom”, que propõe melhores diálogos entre homens e mulheres numa revisão de papéis de forma universal.

De acordo com a secretária Rosanna Moura, essa campanha é um convite para a sociedade como um todo. “A forma como educamos nossos filhos hoje, pode e deve ser diferente, para acabar com a noção de que os comportamentos violentos e controladores são sinônimos do masculino. Ambos os sexos merecem respeito e uma relação de parceria e troca de afeto ao invés da violência”, afirma Rosanna.   “Este é um convite feito aos homens para que revejam os papéis e falem de comportamentos tóxicos associados à masculinidade e como mudá-los”, explica a vice-presidente do CMDM, Patrícia Dias.

A Campanha dos 16 Dias de Ativismo pela Eliminação da Violência Contra a Mulher (25 de novembro a 10 de dezembro) é realizada mundialmente em cerca de 150 países. Em Timóteo, a campanha é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Já, a campanha da Semana Justiça pela Paz em Casa (25 a 29 de novembro), conduzida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais integra a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, vem aprimorar e tornar mais célere a prestação jurisdicional em casos de violência doméstica e familiar, por meio de esforços concentrados de julgamento e ações multidisciplinares.

próximo artigoCom virada sensacional, Flamengo é Campeão da Libertadores, com 2 gols do Gabigol
Artigo seguinteAtlético Mineiro: Para Mancini, Galo dominou o jogo e foi castigado no fim

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here