Timóteo: Guarda de Moçambique promove Festa do Rosário

A Guarda de Moçambique de Timóteo promove, de 14 a 26 de setembro, uma série de atividades religiosas e culturais em celebração à Nossa Senhora do Rosário. A 56ª Festa do Rosário de Timóteo tem como tema “O Rosário de Maria Presente em Nossa Vida – Uma história de fé, amor e devoção”.  A programação da tradicional festa católica e cultural é realizada em parceria com os reis festeiros Túlio Jairo e Juscilene Félix, além de contar com o apoio da comunidade local e da região.

Aberta oficialmente com o Levantamento da Bandeira de Aviso na Praça Manoel Vitório, no dia 6 de setembro, a programação é intensificada nesta semana com o início da novena nos lares de fiéis, sempre às 19h. A primeira casa visitada será da moradora Edilceia Ulhoa no Centro Sul com a realização de ceia e a visita da imagem de Nossa Senhora do Rosário nesta quarta-feira (14). A novena será encerrada no dia 22 de setembro na casa do Rei Gongo Euvercio, no bairro Ana Malaquias.

No dia 18 de setembro, haverá o Grande Encontro de Coroas e levantamento de bandeiras na comunidade do Bela Vista, com bate-caixa e cortejo pelas ruas da cidade às 11h.  No dia 23 de setembro, às 19h, será realizada a festa de chegada da imagem de Nossa Senhora do Rosário na comunidade do  Bela Vista (Casa de Dona Ana) com show pirotécnico, Arraiá do Congado com a participação da quadrilha do Humanizar e Cantata de Reis  com a Folia do Divino de Timóteo, além de show musical com o Grupo Estação Nordeste.

A programação prossegue no dia 24 de setembro, às 18h, com a Benção das Bandeiras e apresentação dos congadeiros na Praça 29 de abril e musical com Isabele Luisa e Império da Sede Samba Show.  No dia 25 de setembro,  será celebrado o Grande Reinado do Rosário de Maria com a presença de várias guardas de congado de Minas e da irmandade Os Beatos de São Benedito do Espírito Santo.

Neste dia, a programação será iniciada às 6h, com Matina e Orações na comunidade do Bela Vista; 7h, recepção das guardas visitantes no Bela Vista; 9h, bate-caixa na Praça 29 de Abril; 10h procissão nas principais ruas da Regional Sul; 11h, Missa Conga presidida pelo Pároco Josimar Nunes, com transmissão das coroas e posse do novo reinado com a coração da Rainha Meire Martins  e do Rei Júlio Barrosso na Igreja Matriz São Sebastião de Timóteo; 13h, confraternização das guardas e comunidade, com participação da Corporação Musical Santa Cecília; 14h, apresentação das guardas na comunidade do Bairro Bela Vista; e 16h, despedidas das guardas visitantes.No dia 26 de setembro, às 19h, ocorre a cerimônia de retirada de mastros e cumprimento de promessas no adro da Igreja Matriz São Sebastião de Timóteo.

próximo artigoPasseio celebra 60 anos da Usiminas e incentiva economia criativa em Ipatinga
Artigo seguinteGoverno eleva previsão de crescimento da economia para 2,7%