Timóteo divulga balanço sobre vacinação contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo divulgou nesta quarta-feira um balanço parcial do total de pessoas vacinadas contra a Covid-19 nessa primeira fase. Ao todo foram aplicadas 435 doses da CoronaVac em profissionais que atuam diretamente no enfrentamento ao coronavírus.

As primeiras doses da vacina foram distribuídas da seguinte forma: 31 profissionais de saúde que trabalham no Centro de Referência à Covid-19; 52 pessoas entre trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados do Sodalício Tio Questor; 88 funcionários da linha de gente da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro; 190 profissionais da

UTI/Covid do Hospital e Maternidade Vital Brazil  e 74 servidores da Atenção Básica em Saúde.

Segundo a gerência de Atenção à Saúde nesta semana a vacinação está direcionada para os profissionais do Corpo de Bombeiros que atuam no resgate de pacientes com o novo coronavírus e do SAMU 192. Também está prevista a aplicação de primeiras doses nos profissionais da UPA que ficaram sem vacinar e no Hospital e Maternidade Vital Brazil.

Para Timóteo foram reservadas 2,2 mil doses. Para a primeira fase de vacinação que está em andamento, o governo de Estado enviou uma remessa de 1,1 mil doses, mesmo número que será encaminhado para a aplicação da segunda dose, destinada àqueles que foram imunizados como prioridade.

Na próxima etapa está programada a vacinação do pessoal que atua na saúde, tanto da rede pública quanto privada, mas que não estão atuando diretamente no enfrentamento a Covid-19, clínicas médicas e odontológicas, idosos acima de 75 anos e acamados. Para alcançar esse público, a Secretaria de Saúde vai realizar um cadastro desses profissionais.

Nova remessa

O governo de Minas Gerais divulgou na terça-feira (26), que distribuirá novas remessas de vacinas contra a Covid-19 para todo o Estado a partir de quinta-feira (28). Está prevista a divisão das 190.500 doses da AstraZeneca mais 87.600 doses da CoronaVac, encaminhadas pelo Ministério da Saúde nos últimos dias. Segundo a gerência de Atenção em Saúde de Timóteo ainda não foi informado pelo Estado qual o quantitativo de doses reservado para Timóteo e quando essas doses poderão ser retiradas na Gerência Regional de Saúde, em Coronel Fabriciano.