Timóteo: Chuvas provocam adiamento da abertura do Campeonato Verão

Medida visa garantir as melhores condições técnicas para a realização dos jogos

A previsão de fortes chuvas neste final de semana levaram à Subsecretaria de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer a adiar a 1ª rodada do Campeonato Verão 2019/2020, prevista para o próximo domingo, dia 26, para o dia 2 de  fevereiro. O anúncio foi feito através da Nota Oficial 002/2020, divulgada no início da tarde desta sexta-feira, que afirma que a medida visa garantir as melhores condições técnicas para a realização dos jogos.

“Considerando os alardes decorrentes de circulação de uma avalanche de informações quanto a previsão de fortes chuvas entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2020 (de quinta-feira a domingo), a Subsecretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer esclarece que acionou a Subsecretaria de Habitação e Defesa Civil do Município para obtenção do parecer técnico acerca de orientações e recomendações em função das previsões destacadas acima”, informa o documento.

O órgão consultado é responsável por dirigir ações extraordinárias e temporárias, em caso de situação de emergência ou estado de calamidade pública, ou na iminência de sua ocorrência, requisitando servidores e recursos materiais de órgãos ou entidades, necessários para emprego em ações de defesa civil (Lei nº 3.687/2019). 

De acordo com a Subsecretaria de Habitação e Defesa Civil, para Timóteo, há previsão acumulada de precipitação de 146 mm entre quinta-feira e domingo, sendo que as recomendações mais severas de medidas de precauções se aplicam para a população domiciliada ou que estejam momentaneamente em áreas tidas como de risco como encostas, ocupações irregulares e margens ribeirinhas.

Do ponto de vista da segurança dos atletas para a realização dos jogos da 1ª rodada inicialmente prevista o próximo domingo, não há indicativos de comprometimento. “No entanto, o acúmulo pluvial no período, certamente comprometerá o escoamento da água acumulada, principalmente nos campos que não possuem um sistema de drenagem mais eficiente. Outro critério a ser considerado é a marcação dos campos que certamente se perderá entre o momento de sua demarcação a qualquer tempo e a realização dos jogos”, justifica a nota.

Neste sentido, com a finalidade de garantir as melhores condições técnicas para a realização dos jogos inicialmente programados para o próximo domingo (26) e evitar empenho desnecessário de esforços da organização, de dirigentes e dos atletas participantes, a Subsecretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer resolveu pelo adiamento da 1ª rodada que seria realizada no próximo final de semana para 2 de fevereiro.

Assim, também ficam adiadas para o domingo imediatamente subsequente a 2ª e 3ª rodada da fase classificatória, que passarão respectivamente para os dias 09 e 16 de fevereiro. A fase eliminatória, que apontará as equipes que disputarão as quartas-de-final, terá a data definida posteriormente.

fonte: PMT