Projeto Bela Idade prevê cuidados prolongados, educação financeira, biossegurança, mitos e verdades sobre o envelhecimento.

A Prefeitura de Timóteo vem realizando as aulas do Projeto Bela Idade desde o mês julho do corrente ano no município, quando foi implantado.

Nesta segunda-feira (04/11), a capacitação aconteceu no CRAS do Petrópolis. Nos dias 5 e 6/11, o treinamento será realizado no CRAS Leste.  Entre os participantes estão servidores da  Saúde, Educação, Assistência Social (CRAS e CREAS), integrantes e professores do programa Humanizar, pessoas idosas da comunidade, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo que inclui o projeto Andanças e Conselho Municipal do Idoso.

Nesta etapa, as capacitações acontecem em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e em todos os quatro territórios do município ao todo são seis workshops sobre “Estatuto do Idoso e Direitos da Pessoa Idosa” e mais seis workshops sobre “Envelhecimento e Alimentação Saudável” com datas programadas até dezembro.

O projeto visa o aprimoramento e a otimização dos serviços às pessoas idosas nas redes Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e Sistema Único de Saúde (SUS), bem como avançar nas políticas de Saúde, Educação e Assistência Social. São 37 workshops ministrados pelo Senac, sendo 720 pessoas a serem capacitadas.

O perfil das famílias se modificou e o desamparo aos idosos vem crescendo, segundo dados de pesquisa do IBGE. A pauta durante os cursos aborda o aperfeiçoamento no atendimento ao idoso, preparo e administração de medicamentos, primeiros socorros e emergência, biossegurança e risco microbiológico, educação financeira, mitos e verdades sobre o envelhecimento, Estatuto do Idoso e Direito da Pessoa Idosa, entre outros.

próximo artigoVoleibol usipense disputa Campeonato Estadual em Muriaé
Artigo seguinteSuspensão temporária da entrega de currículos no Sine Ipatinga