Dez unidades de saúde disponibilizam a vacina para jovens com idade entre 10 e 14 anos.

A Secretaria de Saúde de Timóteo ampliou a faixa etária dos jovens que devem receber a dose do imunizante contra a Dengue. A vacina Qdenga está liberada no município desde o dia 27 de fevereiro para o público de 10 e 11 anos, e a partir desta terça-feira (12/03), foi ampliada a vacinação de jovens com idades entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, que deverão ser aplicadas com intervalo de três meses. Até o momento já foram aplicadas 184 doses do imunizante.

De acordo com Janeiva Pires, Enfermeira de Referência Técnica em Imunização, a vacina combate quatro sorotipos de Dengue. “É segura porque já foi testada com sucesso na faixa etária de 4 a 60 anos. Há prioridade para a vacinação de jovens porque foi a faixa etária mais atingida pelo vírus da Dengue, segundo pesquisas. A vacina ainda é o meio mais eficaz e seguro na proteção contra doenças infecciosas. Ainda estamos em situação de epidemia e a imunização é uma das formas de enfrentamento, seguida do combate incessante aos focos do mosquito transmissor dentro de casa e o uso de repelentes”, afirma Janeiva. A enfermeira explica que o imunizante é produzido a partir de partículas do próprio agente agressor na forma atenuada (enfraquecida), preparando o sistema imunólogico para combater infecções.

Não devem tomar a vacina os pré-adolescentes que tiveram dengue há menos de seis meses ou que estejam com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde.

Para receber o imunizante é necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. Importante levar o cartão de vacinas, carteira de identidade e/ou CPF e comprovante de endereço.

Unidades de Vacinação contra a Dengue

As doses da vacina Qdenga estão disponíveis nas seguintes unidades de saúde e nos respectivos horários de funcionamento:
UBS Ana Rita – 7h30 às 16h
UBS Primavera – 7h30 às 16h
UBS Timotinho – 7h30 às 16h
UBS Novo Tempo – 7h30 às 16h
UBS Ana Moura – 7h30 às 12h30
UBS Cachoeira do Vale – 7h30 às 16h
UBS Alegre – 7h30 às 12h30
UBS Limoeiro – 7h30 às 16h
UBS Macuco – 7h30 às 12h30
UBS João XXIII – 7h30 às 12h30

próximo artigoAmérica pode ganhar reforço de titular para duelo decisivo contra o Atlético
Artigo seguinteAudiência debate a fraternidade e a amizade social

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here