Com a proposta de incentivar a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria de Saúde de Santana do Paraíso faz testes rápidos para detectar HIV e outras doenças. Porém, a realização dos testes ocorre quando um médico ou enfermeiro suspeita de alguma patologia ou identifica que o paciente corre algum risco de contágio de alguma infecção, informou a Secretaria.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as equipes das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Residencial Paraíso e Cidade Nova foram capacitadas e possuem insumos para que o teste rápido seja realizado. A pasta ainda informou que o município de Santana do Paraíso está em processo de descentralização para fazer os testes e que outras equipes passam por capacitação.

Conforme a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Marcilene Alves, não há dia ou horário específico, já que os exames são feitos na rotina. Contudo, ela orienta que as pessoas façam os testes. ” Todas as idades podem realizar os exames, desde que indicadas por um médico ou enfermeiro. Todas as gestantes e parceiros fazem parte da rotina, ou seja, durante o pré-natal, as gestantes e seus companheiros são submetidos aos testes rápidos, o mais precoce possível”.

Segundo o órgão, Santana do Paraíso não é autorizado, pelo Governo Federal, a realizar testes em massa ou livre demanda. Os usuários devem procurar os Centros de Testagem e Aconselhamento, CTA’s, para a realização da livre demanda. No caso do município, a referência é o Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias, CCDIP, situado no bairro Cariru, em Ipatinga. O atendimento na CCDIP acontece na terça, quarta e sexta, a partir das 13h.

A UBS do bairro Residencial Paraíso está situada à rua Esmeralda, 163. E a unidade do Cidade Nova fica na rua Jamil Selim de Salles, nº 61.

Prevenção e Distribuição de Preservativos

Mensalmente, todas as UBS’s são abastecidas com preservativos ou sempre que tiverem demanda. Nas unidades, além da distribuição ocorrer na farmácia ou com a equipe de enfermagem, os preservativos estão disponibilizados nas recepções e/ou outros lugares estratégicos. Os  pacientes podem retirar a quantidade que precisarem. 

Os materiais são enviados ao município pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, mensalmente.

fonte: PMSP

próximo artigoProgramação de Carnaval e opções para quem vai passar o Carnaval em Fabriciano
Artigo seguinteIpem-MG dá dicas de segurança para evitar riscos no Carnaval