foto: PMI

Dos 252 testes realizados nos servidores da Câmara Municipal de Ipatinga, 42 tiveram resultado positivo para o coronavírus. Os exames foram aplicados por técnicos da Secretaria de Saúde, na semana passada. A partir do diagnóstico pelo teste rápido, o presidente da Casa, vereador Jadson Heleno, publicou o Decreto Legislativo nº13/2020”, que suspende os trabalhos da Câmara entre os dias 20 e 26 deste mês, inclusive as reuniões ordinárias e extraordinárias presenciais, podendo ocorrer somente reuniões remotas. No decorrer da semana, será realizado um serviço de sanitização especial de ambientes.

Depois do dia 26, os servidores que testaram positivo serão submetidos a testes de PCR/Pesquisa em Antígeno. A Câmara também vai providenciar exames imunológicos por sangue total (testagem rápida por IGM/IGG), periodicamente, a todos os seus servidores.

Também a partir do dia 26 de julho, o Centro de Atenção ao Cidadão funcionará por meio de telefone, atendendo nos seguintes números: (31) 3829-1230; 3829-1246; 3829-1222. E também pelo whatsapp: (31) 98478-2562; 98479-1172.

Ações preventivas

Segundo o presidente da Casa, Jadson Heleno, desde o mês de março a Câmara tem adotado todas as medidas possíveis para proteger os servidores e também o público que frequenta a Câmara. “Desde que se começou a discutir a pandemia no município de Ipatinga, a Câmara foi a primeira instituição a tomar medidas efetivas no enfrentamento ao coronavírus. No início do mês de março, a Mesa Diretora determinou que todas as pessoas que fossem entrar prédio, ou utilizar qualquer serviço do Legislativo, deveriam obrigatoriamente usar máscaras. Isso foi antes de haver qualquer decreto municipal ou estadual exigindo o uso de máscaras”.

No início do mês de março, também foram implantadas barreiras sanitárias na entrada do prédio da Câmara. Eram fornecidas máscaras para aquelas pessoas que não possuíam, a temperatura corporal era medida pela vigilância e as pessoas passavam por uma desinfecção das mãos com álcool em gel. Em maio, foi instalada uma pia, com sabonete, na parte externa do prédio para a população em geral fazer a higienização das mãos.

“Gostaria de ressaltar também que a sanitização no prédio da Câmara é feita diariamente, a prova disso é que nenhum servidor da limpeza testou positivo. Reafirmo então que todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas desde a publicação do Decreto nº 01 da Mesa Diretora, em março.

próximo artigoCinco mortes por covid-19 são registradas em Ipatinga em três dias
Artigo seguinteTimóteo divulga casos confirmados de covid-19 por bairro