Funcionamentona maioria das lojas do setor deverá ter início às 8h Foto: Emmanuel Franco

Sete de Setembro terá segmento funcionando em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo

IPATINGA – Boa parte do comércio do Vale do Aço estará de portas abertas neste sábado (07), feriado de Independência do Brasil. Além dos serviços básicos à população, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, também funcionarão supermercados, açougues, casas de carne, mercearias e demais estabelecimentos do setor em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. As chamadas “lojas de ruas” estarão fechadas.

“A abertura das empresas de gênero alimentício está garantida neste feriado por Convenção Coletiva de Trabalho, que delibera sobre o uso da mão de obra dos empregados. Assim, não há impedimento àquelas empresas menores que querem abrir as portas sem seus funcionários, ou seja, apenas com os proprietários na linha de frente”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.   

Em Ipatinga, além do feriado de Independência do Brasil (07/09), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) garante a abertura das empresas nos feriados de Nossa Senhora Aparecida (12/10), Finados (02/11) e Proclamação da República (15/11).

Já em Coronel Fabriciano e Timóteo, a CCT foi assinada com diretrizes diferentes e não prevê a abertura de todo o segmento. Porém, foram feitos acordos individuais que abrangem a maioria das empresas de gênero alimentício das duas cidades, sobretudo as maiores e que estão em dia com as obrigações sindicais patronais e laborais.

Horário

Em Ipatinga,neste 7 de Setembro, supermercados e demais estabelecimentos do setor estão autorizados a abrir de 8h às 18h. Em Coronel Fabriciano e Timóteo, o funcionamento deve ocorrer de 8h às 17h.

Em Ipatinga, para usar a mão de obra dos empregados, o empresário precisou requerer, 48 horas antes do feriado, autorização junto ao sindicato patronal. Mais detalhes sobre a negociações firmadas podem ser esclarecidas com o Setor Jurídico do Sindcomércio, por meio dos telefones 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490.    

Fonte: Sindcomércio

próximo artigoÉ de pequeno que se aprende – Dr. Lair Ribeiro
Artigo seguinteCom a volta de Neymar, Brasil enfrenta Colômbia nesta sexta-feira
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários