“Sons que Encantam” no Centro Cultural Usiminas

O DaMa Espaço Cultural segue, agora em julho, com as atividades do projeto “Processos de Formação e Montagem de Espetáculo – Teatro para Bebês”, voltadas para a primeiríssima infância. As primeiras ações do mês foram as Palestras Brincantes realizadas no dia 11 de julho, nas Escolas Municipais de Educação Infantil João Batista Dornelas e Pedro Ferreira, ambas de Ipatinga. E no próximo sábado, 23 de julho, a partir das 10h, o foyer do Centro Cultural Usiminas, recebe a oficina Sons que Encantam, voltada para bebês 0 a 2 anos e 11 meses, acompanhados por até duas pessoas. 

O projeto, que é viabilizado pelo patrocínio da Usiminas, com apoio do Instituto Usiminas, utilizando os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com realização do  DaMa Espaço Cultural, tem como proposta oferecer um mergulho no universo da primeiríssima infância por meio de processos formativos e atividades artísticas.  De forma lúdica, nas palestras e oficinas que compõem a programação do projeto a música, sons e poesia entram em cena para estabelecer uma relação de troca e compartilhamento entre os bebês e seus cuidadores.

De acordo com Daniela Alves, atriz e produtora executiva do projeto, a oficina é um convite para o compartilhamento de experiências artísticas, envolvendo a percussão corporal e trabalhando a exploração das sonoridades e emoções por meio da escuta. “É um privilégio fazer teatro para bebês no interior de Minas. Trata-se de uma modalidade que ainda não é tão comum no Brasil, embora tenhamos grupos de expressão e de referência no mundo todo que estão aqui no país, como o Sobrevento e Cia La Casa Incierta. E cada atividade que realização com este público nos faz acreditar cada vez mais na potencialidade e na poética desses bebês e o resultado, só participando da oficina para ver”, destaca a produtora.

A programação do Teatro para Bebês continua nos próximos meses. De agosto a outubro creches e escolas de educação infantil de Ipatinga recebem as Palestras Brincantes. Outra atividade do projeto prevista para setembro é o Danças e Histórias Circulares, que apresenta histórias circulares e as possibilidades de movimentos criativos usando carregadores ergonômicos. Para outubro o DaMa prepara o espetáculo Araruna, que fala do aconchego do ninho, da necessidade do voo e dos encontros do pássaro com o ar, a terra, a água, o fogo e as histórias.

Integram o elenco da oficina Daniela Alves, Júnio Hendrik, Mari Antonaci e Leila Cunha, com direção artística de Claudinei de Souza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo WhatszApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas (31)98437-3330.

Contatos:
Mari Antonacci ( 31) 98883.1056
Daniela Alves (31) 98799.2610

Produtoras executivas

próximo artigoPrograma da CENIBRA prepara jovens para o mercado de trabalho no meio rural
Artigo seguinteFérias no Shopping Vale do Aço tem atividades gratuitas para a criançada