Único leito de UTI no município está ocupado com paciente que aguarda resultado para Covid-19; outros dois pacientes foram transferidos para hospitais de Coronel Fabriciano e Governador Valadares

Nos últimos dias, Timóteo registrou três casos de pacientes com sintomas respiratórios graves. Os testes encaminhados para Funed aguardam retorno para confirmação, ou não, para o vírus. Com o agravamento dos casos, o único leito de UTI para atender pacientes de coronavírus está ocupado acendendo o sinal de alerta.

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Timóteo, no domingo (10), havia registrado 12º caso confirmado para a doença, mas após verificação do endereço do último paciente, foi identificado que ele reside em Santana do Paraíso. O paciente é um dos três casos em investigação pela equipe da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde e que foram divulgados por meio de uma live na última sexta-feira (8) pelo secretário de Saúde de Timóteo, Eduardo Morais.

Conforme norma da Secretaria de Estadual de Saúde, mesmo que o paciente esteja internado ou positivado fora do seu município, o caso deve ser computado na cidade onde ele reside. Sendo assim, Timóteo continua com 11 casos positivos para Covid-19. Entre eles 3 estão em isolamento domiciliar e 8 recuperados.

O paciente de Santana do Paraíso é do sexo masculino, 36 anos, com histórico de retorno de viagem ao Rio de Janeiro. Ele procurou atendimento com sintomas respiratórios e febre no Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) em 5 de maio quando, ocasião em que foi coletado swab para PCR COVID e encaminhado para a Funed. Ele veio para Timóteo porque a referência do seu plano de saúde é o Vital Brazil.

O paciente foi orientado a entrar em isolamento domiciliar, mas no dia 8 de maio ele retornou à unidade com falta de ar e dor nas costas. No domingo o paciente teve o seu quadro agravado, por isso foi transferido para um leito com monitoramento e, nesta segunda-feira (11) foi transferido para uma UTI em Governador Valadares.

O município registrou outros dois pacientes com quadro grave. O único leito de UTI existente no Município está ocupado por um desses pacientes. O segundo foi transferido para o Hospital Dr. José Mara Morais, em Coronel Fabriciano.

próximo artigoInstituto Usiminas homenageia mães com concerto nas ruas
Artigo seguinteShopping, academias, bares e restaurantes serão fechados novamente em Ipatinga