Moradores e turistas que visitarem a Serra dos Cocais, distrito de Coronel Fabriciano, estarão, em breve, mais conectados do que nunca. Através do Alô Minas, programa do Governo Estadual,o distrito receberá a instalação de uma torre de telefonia móvel e internet.

Criado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e apoiado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), o Alô Minas vai contemplar municípios mineiros com distritos, comunidades e povoados que ainda não possuem acesso à telefonia móvel. O programa vaiampliar a cobertura móvel no estado, além de promover a inclusão tecnológica e a integração regional.

Em Fabriciano, a implantação será feita com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente.  O projeto contou com o empenho dos Deputados Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e Tito Torres (PSDB) que se mobilizaram para que o município fosse contemplado.

O Prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius Bizarro, explica quea participação do município no projeto intitulado “Cocais Online” será de grande importância para sua implantação, já quea prefeituraficará encarregada de disponibilizar a área e a infraestrutura para receber os equipamentos. “O Município irá ceder por vinte anos, em regime de comodato, o terreno para a construção da antena de transmissão, sendo responsável por garantir também, o acesso ao local da instalação”, contou.

O próximo passo do projeto será a escolha, através de chamamento público, da operadora de telefonia que irá atuar no local. O cronograma de implantação do sistema será divulgado em breve.

FOMENTO AO TURISMO

O povoadoda Serra dos Cocais abriga uma importante área de Mata Atlântica, com mirantes, cachoeiras, arquitetura tipicamente rural e grupos folclóricos,e é um destino turístico bastante procurando na região.

Para a Gerente de Cultura do município, Bettina Tassis, a instalação da torre de telefonia vai fomentar ainda mais o turismo na localidade. “Com a chegada do sinal de celular e internet, os turistas vão poder organizar de maneira mais eficaz o seu passeio ao Cocais,podendo, por exemplo, reservar com antecedência sua hospedagem e alimentação, além de divulgar através de vídeos e fotos na internet, as belezas do lugar”, explica.A Serra dos Cocais é considerada área de proteção ambiental desde 2002 e integra o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas Gerais.

fonte: PMCF

próximo artigoIPTU 2020: segunda parcela vence nesta sexta em Ipatinga
Artigo seguinteHorário especial do comércio de Ipatinga para o Dia das Mães é definido