A campanha nacional de multivacinação e contra a poliomielite foi prorrogada até o dia 21 de outubro, conforme nota técnica do Ministério da Saúde.  O objetivo é alcançar a meta de 95% do público-alvo apto a se vacinar contra a pólio.  Em Santana do Paraíso, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 91,6% de cobertura vacinal, ou seja, faltam apenas 60 crianças para o município alcançar o estipulado pelo governo federal.

Em parceria com a Secretaria de Educação, foi realizado o levantamento de todas as crianças matriculadas nas creches e escolas públicas municipais. Aquelas que ainda não estão vacinadas estão recebendo comunicado em casa, através do agente de saúde, para comparecerem a unidade de referência acompanhadas dos pais ou responsáveis.

“Nós precisamos entender que enquanto houver poliomielite em qualquer lugar do mundo, existe o risco de reintrodução no Brasil, pois a doença ela é perigosa e possui uma alta capacidade de transmissão. Então, nós precisamos estar conscientes e proteger nossas crianças”, destacou a enfermeira referência técnica em Imunização, Silvânia Barbosa Ferreira Silveira.

A vacinação contra a poliomielite tem como público-alvo crianças menores de 5 anos, porém, outras idades terão a chance de atualizar a caderneta com a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação. O horário de algumas salas de vacinas do município mudou:  ESF São José, ESF Veraneio, ESF Residencial e ESF Industrial Vermelho estão funcionando de 7h30 às 12h30, de segunda a sexta-feira. O restante continua no horário entre 7h30 e 15h30.  É necessário levar cartão de vacinas e do SUS.

próximo artigoMayra Aguiar faz história ao conquistar tricampeonato mundial de judô
Artigo seguinteUsiminas retorna com exposição do Projeto Xerimbabo