A Prefeitura de Ipatinga realiza, durante todo este mês, ações alusivas à campanha Outubro Rosa, promovendo a saúde da mulher e conscientizando a população sobre diversas doenças. Dentro desta programação, terá início neste sábado (22), na Unidade de Saúde do Caravelas, um mutirão para colocação de DIU (Dispositivo Intrauterino).

As pacientes beneficiadas pelo mutirão tiveram atendimento agendado pelas UBS’s de acordo com a ordem da fila de espera. Após a inserção do DIU, elas também serão acompanhadas durante cerca de 30 a 45 dias.

Inicialmente, cerca de 30 mulheres participarão desta etapa do mutirão de inserção do DIU promovido pela Secretaria de Saúde. A expectativa da pasta é conseguir eliminar a fila de espera, que atualmente registra aproximadamente 80 mulheres cadastradas.

Em Ipatinga, toda mulher que desejar fazer a colocação do DIU deve passar por uma avaliação médica ou de enfermagem em sua Unidade Básica de Saúde (UBS). Após esse procedimento, é agendada a consulta com o médico ginecologista.

A médica Paula Campos Barroso, responsável pelo trabalho de inserção dos dispositivos, explica que o DIU é uma pequena estrutura que é colocada no interior da cavidade uterina. Trata-se de um procedimento relativamente simples, assegura, e sua eficácia chega a 99%.

“O DIU é um dos métodos contraceptivos que proporcionamos para as pacientes, e é o mais indicado para mulheres que não podem fazer uso de comprimidos”, explica a médica.

ATIVIDADES NO PARQUE IPANEMA

Na próxima sexta-feira (28), de 8h às 12h, a Secretaria de Saúde realiza o encerramento do Outubro Rosa e abre a campanha Novembro Azul. As atividades de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde das mulheres e dos homens acontecem no galpão central do Parque Ipanema.

próximo artigoMicro ônibus cai em córrego em Fabriciano
Artigo seguinteFlamengo e Corinthians buscam título da Copa do Brasil no Maracanã