O Departamento de Meio de Ambiente de Santana do Paraíso pede aos moradores da zona rural da cidade para apresentarem os documentos que comprovem a averbação da Reserva Legal, seja por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou a Averbação em Cartório de Registro de Imóveis. O prazo para a entrega dos documentos termina na segunda-feira (13).

De acordo com o departamento, todas as informações  coletadas serão encaminhadas à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, SEMAD. Com isso, o Fator de Qualidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Paraíso – relatório que apresenta qual é o estado de conservação de nossas matas e recursos naturais – sobe na pontuação.

O órgão sintetizou que, com o Fator de Qualidade em dia, o Governo Estadual auxilia os municípios a manterem e a criarem práticas conservacionistas por meio do ICMS Ecológico, ou seja, uma verba que será enviada ao município para o custeio de projetos de preservação e proteção ambiental.

A pasta ainda ressaltou que vários pontos podem ajudar o município a conquistar o ICMS Ecológico. São eles:

•       Levantamento das propriedades que possuem placas identificando a Reserva Legal;

•       Levantamento das propriedades que possuem placas identificando as áreas de preservação permanente (margens dos córregos e nascentes);

•       Levantamento das propriedades que possuem nascentes cercadas, ou não;

•       Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas já executados;

•       Projetos de Reconstituição da Flora;

•       Propriedades que mantêm em bom estado os aceiros, principalmente os que protegem as matas.

Os moradores podem entregar toda a documentação no Departamento de Meio Ambiente, situado à Rua Dona Amélia, nº 71, Centro da cidade, de 12h30 às 16h30.

Outras informações podem ser adquiridas pelo número 3251 6391.

fonte: PMSP

próximo artigoCoronavírus: Prefeito Nardyello Rocha anuncia Hospital de Campanha em Ipatinga
Artigo seguinteAtendimento de Protocolo da PMI será realizado via telefone