Com o objetivo de amenizar os danos materiais causados por desastres naturais que ocorreram em áreas habitadas, a Caixa Econômica Federal liberou o FGTS a moradores que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas de janeiro deste ano.

Em Santana do Paraíso, residências de oitos ruas no bairro Águas Claras e de três ruas do Ipaba do Paraíso foram afetadas pelas chuvas. A equipe da Defesa Civil do município está indo de casa em casa entregando uma carta notificando sobre o benefício.

Os trabalhadores residentes em áreas afetadas têm direito ao benefício chamado “saque calamidade FGTS’’. Essas pessoas devem morar nos imóveis que foram atingidos e ensejaram a decretação Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública para o município, devidamente reconhecida pela Defesa Civil.

A solicitação do pagamento pode ser feita pelo aplicativo FGTS.

O valor para o saque por conta vinculada é de até R$ 6.220. Tem direito ao benefício, o trabalhador que possui saldo em conta do FGTS e não pode ter feito nenhum saque do desastre natural no período inferior a 12 meses. A pessoa que tem direito ao benefício tem até o dia 23 de abril para solicitar o saque pelo aplicativo; após esta data, o trabalhador deve comparecer a uma agência da Caixa.

O trabalhador pode baixar o aplicativo na loja de APP do celular: ele deve preencher todos os dados solicitados e, depois de incluir todas as informações, a pessoa receberá um e-mail de confirmação. Após o cadastramento, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a vida funcional.

É necessário que o trabalhador apresente um documento de identificação pessoal, comprovante de residência em nome do trabalhador emitido nos últimos quatro meses anteriores à decretação de calamidade ocorrida em decorrência do desastre natural.

A prefeita de Santana do Paraíso, Luzia de Melo, protocolou na Caixa Econômica Federal a declaração da área afetada, indicando os logradouros atingidos. Após esse procedimento, o município foi habilitado, pela Caixa, para a movimentação de conta do FGTS.

fonte: PMSP

próximo artigoConfirmado o quarto caso de Covid-19 em Coronel Fabriciano
Artigo seguinteSala Mineira em Fabriciano oferece orientação sobre linhas de crédito especiais do BDMG para empresas