: Bruno Morato esteve no MEC nesta quinta (16), junto à deputada federal Greyce Elias, para reivindicar ampliação de vagas no campus do IFMG

Pauta também é defendida pelo Fórum Permanente de Prefeitos, do qual Santana do Paraíso faz parte

O campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) sediado em Ipatinga pode ter o número de vagas ampliado em breve, visando ao aperfeiçoamento da mão de obra de Santana do Paraíso e região. Este foi o pleito levado ao Ministério da Educação pelo prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (16/12), juntamente com Tedson Lima, representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), e a deputada federal Greyce Elias, que apoia a solicitação de ampliação de vagas para a região no campus do IFMG.

Bruno Morato avalia que essa pauta é estratégica e imprescindível, visto que a previsão, nos próximos anos, é que o setor metalomecânico abra mais de 6 mil vagas na região, o que demandaria mão de obra qualificada. “O IFMG tem papel fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias, para subsidiar o arranjo produtivo local, impulsionando nossa economia, que é o que nós queremos. Esse pleito foi recebido pelo MEC e está em análise. Vamos continuar trabalhando nessa articulação e indo a Brasília, sempre que necessário, até que a gente consiga abrir essas oportunidades para a nossa população”, afirma Bruno Morato, que é presidente da Assembleia Metropolitana do Vale do Aço.

O prefeito ressalta, ainda, que, além de Santana do Paraíso e do Vale do Aço, essa ampliação de vagas no IFMG atenderia o Vale do Rio Doce, que possui 102 municípios e 1,7 milhão de pessoas. Por isso mesmo, essa ampliação de vagas no IFMG também está na pauta do Fórum Permanente de Prefeitos da Bacia do Rio Doce, órgão composto por 51 cidades (entre elas Santana do Paraíso) e que intermedeia a repactuação da verba de indenização que será paga pela Vale, devido ao rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, no ano de 2015, tragédia que causou perdas e prejuízos incalculáveis para municípios da região.

“Por meio do Fórum Permanente de Prefeitos, vamos pleitear que parte do recurso da repactuação junto à Vale seja utilizada para fomentar essa ampliação de vagas do Instituto Federal”, enfatiza Bruno Morato.

próximo artigoIpatinga terá clínica-escola para pessoas com Autismo
Artigo seguinteAdministração municipal de Ipatinga faz balanço de 2021 e anuncia que não vai renovar com a Copasa