Santana do Paraíso aplica 4ª dose da vacina contra a covid-19 e reforça campanha contra gripe e sarampo

Todas as Unidades de Saúde estão ofertando as vacinas; administração alerta todas as faixas etárias

A Secretaria Municipal de Saúde está com três campanhas sendo executadas de forma simultânea em Santana do Paraíso. A 4ª dose da vacina contra a covid-19 está sendo ofertada desde o dia 1° de abril para idosos acima de 70 anos. Já a imunização contra a Influenza (gripe) e Sarampo tem como público-alvo idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde.

Todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município estão realizando a vacinação entre 8h e 15h30. Apenas a ESF do bairro Cidade Nova está com horário estendido até às 20h. No caso da UBS Centro, onde funciona o plantão do município, a aplicação ocorre entre 13h e 20h.

“É bom deixar claro que mudou o perfil. No início, a gente não podia conciliar a vacina de covid com outra. Agora, a partir do momento que você estiver se vacinando contra a influenza, no mesmo momento você pode estar se vacinando contra a covid”, disse a referência técnica de Vigilância e Saúde, Fernanda Matos.

Fernanda ainda lembra que, para receber a 4ª dose, o idoso deve obedecer ao intervalo de quatro meses após a terceira dose. “Essa faixa etária que está sendo liberada são os pacientes em que a imunidade é diferente dos mais jovens. Então, com a preocupação com a saúde do idoso é que o governo introduziu a quarta dose”, disse.

Para se vacinar, é só apresentar o documento pessoal com foto, cartão de vacina e do SUS. “O esquema de vacina só completa a partir do momento que você toma todas as doses. Pra gente conseguir tirar a máscara, primeiramente, temos que cuidar dos nossos e amenizar a doença, e pra isso a gente tem que se vacinar”, completou.

Outras faixas etárias

A administração municipal também reforça a campanha para a dose de reforço (3ª dose) e a vacinação infantil. Quem tomou a segunda dose da Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer deve aguardar o intervalo de quatro meses, já quem tomou a dose única da Jansen deve esperar dois meses.

Atualmente, 27 mil 121 pessoas receberam a primeira dose e 25 mil 514 a segunda dose. Quanto à dose única, 315 pessoas foram imunizadas. Já foram aplicadas 8066 doses de reforço. Já em relação às crianças de 5 a 11 anos, num total de 3566, apenas 1609 receberam a primeira dose e, dessas, 85 tomaram a segunda.

“A gente ainda tem resistência de alguns pais, mas eu falo como mãe que temos que olhar o que podemos fazer pelos nossos filhos. E se eu não vacinar meu filho e ele adoecer? Então, está nas nossas mãos a responsabilidade como pais”, alertou Fernanda.

próximo artigoPrefeitura de Ipatinga abre inscrições para cursos de Música e Teatro
Artigo seguinteGoverno anuncia fim da tarifa extra para consumidores de energia